quarta-feira, 4 de julho de 2012

Risotto alla Milanese

O Risotto alla Milanese é um clássico da cozinha italiana e talvez seja o risotto e maior versatilidade para acompanhar outros pratos. Seja como for, este também é preparado pela Suzy... e com muita maestria!
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 copo de arroz arbório
100ml de vinho branco seco da melhor qualidade
1g de pistilos de açafrão da melhor qualidade (não é cúrcuma!)
1 cebola triturada
1 colher (sopa) de manteiga para iniciar o risotto
2 colheres (sopa) de manteiga para finalizar o risotto
2 colheres (sopa) rasa de parmesão ralado
1,5 l de caldo de legumes (cebola, salsão e cenoura qb)
Sal qb
Legenda: arbório=arroz italiano próprio para os risotti; cúrcuma=raiz de uma planta, parente do gengibre, confundido com açafrão que é uma flor; qb=quanto basta.

Mãos no Risotto:
A primeira coisa que ela faz é preparar o caldo de legumes com a base tradicional, colocando cebola, salsão e cenoura picados grosseiramente para ferver em caçarola tampada com 2 litros d'água por 30 minutos, para que reste aproximados 1,5 l de caldo. Ajusta o sal e reserva.

Leva uma boa caçarola ao fogo, entra com a colher de manteiga e a cebola triturada. Deixa ficar translúcida.
Entra com o arroz, frita por um par de minutos, entra com o vinho, deixa evaporar o álcool e agrega um tanto de caldo.
Entra com os pistilos de açafrão.
Sempre mexendo, segue agregando o caldo pouco-a-pouco.
Nesse momento a outra parte de manteiga é agregada ao risotto para o acabamento final, ganhando brilho e cremosidade. Mexe suavemente até derreter e conferir o brilho característico, cobre e deixa descansar por alguns minutos antes de servir.
Monta os pratos colocando uma porção de risotto em cada um deles.
Bom apetite.

Serve 4 porções.

O pulo do Chef: Não há nenhum grande segredo nesse preparo, mas o ponto "al dente" do arbório e a cremosidade intensa devem ser observados com rigor. O Risotto alla Milanese é servido na Itália, em alguns lugares, como um "primo piatto" e uma curiosidade interessante é que em alguns restaurantes mais sofisticados é servido com colher, tamanha é a cremosidade conferida.
Acredite se quiser: 
Um dos maiores Chefs da Itália que conheço, Gualtiero Marchesi, vai mais longe: cobre o Risotto alla Milanese com uma folha muito delgada de ouro!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. E onde estão os camarões salteados ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só... ato falho. O link dos Camarões Salteados servido com o Ristto alla Minalese estava errado (já corrigido). Ele estava levando você para o Risotto. Mais uma vez, desculpe e já está corrigido. Erney Feltrin

      Link correto para os Camarões Salteados: http://www.cozinhaousada.com/2012/07/camaroes-salteados-com-risotto-alla.html

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!