quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Crostini con Lardo di Colonnata

Esse Crostini é muito especial por levar o Lardo di Colonnata, um tipo de "bacon" produzido na cidadezinha de Colonnata, próxima de Carrara no norte da Toscana. De especial ele tem apenas tudo! Desde a criação dos suínos, seu manejo, seus alimentos, etc. Se não bastasse, os lombos suínos ficam maturando por uns 6 meses prensados em grandes pedras de mármore entremeados de sal, especiarias e condimentos regionais. O que tem em Colonnata? Larderias, criação de suínos e marmorarias. Acho que não preciso explicar mais nada...
Alla ricetta...
Ingredientes:
Fatias finíssimas de Lardo di Colonnata qb
Fatias de pão, melhor se for Toscano (para ver a receita clique AQUI)
Azeite EVO qb
Gotas de aceto balsâmico denso (opcional)
Legenda: EVO=extravirgem de oliva; qb=quando baste)
Pão Toscano que não leva sal
Mãos nos Crostini:
Eu aqueço um forno a 200 graus. Corto as fatias de pão Toscano na grossura de 1 a 1,5cm, acomodo numa forma e levo ao forno por poucos minutos. A idéia é que elas criem apenas uma leve "casquinha" na superfície e mantenha o centro macio. Nem chegam a ganhar cor.
Enquanto isso, corto as fatias de Lardo bem finas com uma faca daquelas de cortar pensamento, tendo o cuidado de "espantar" o sal e condimentos da superfície.
Acomodo uma fatia de Lardo sobre cada uma das fatias de pão Toscano e pronto. Desce cervejas ou vinhos... o que desejar, pois depois do Lardo tudo fica menos importante!
Bom apetite!
Ficou curioso e gostaria de ver outra receita com Lardo di Colonnata? Clique AQUI e veja um Filé Lardelato! Dos Deuses!
O pulo do Chef: O sal grosso, condimentos e especiarias que envolvem o Lardo são realmente especiais e não podem ser descartados. Eu guardo bem guardadinho num vidro e depois misturo com sal grosso comum para colocar sobre as carnes de churrasco, apenas como um exemplo. Mas seu uso é ilimitado e pode ser usado em tudo que se queira dar um toque marcante de especiarias e condimentos especiais de origem toscana (norte).
  
Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Muito bom! Difícil achar receitas com essa delícia, existe pouco material em português, verdadeira iguaria sem igual!👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, obrigado pela visita prestigiosa. Volte sempre. De fato, é muito difícil de explicar a complexidade de sabores que um bom lardo pode proporcionar... especialmente os preparados em Colonnata.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!