quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pudim de Leite Integral

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 litros de leite integral
2 xícaras da açúcar
9 gemas
1,5 l d'água para o banho-maria
Utensílio: Forma de pudim de 25cm com buraco no meio, peneira de malha bem fininha.

Mãos no pudim:
Numa panela bem grande (para não derramar), levo ao fogo o leite com uma das xícaras de açúcar bem misturadas. Quando levanta fervura marco o tempo de 20 minutos. Desligo o fogo e deixo esfriar completamente.
Paralelamente, preparo uma calda de açúcar com a outra xícara de açúcar. Reservo.
Tendo o composto de leite com açúcar frio e a calda pronta, separo 9 gemas - guardo as claras para outra utilidade - e bato com um garfo até ficarem bem misturadas. Ligo o forno para que aqueça em temperatura máxima e coloco água para aquecer para preparar o banho-maria.
Misturo as gemas no composto de leite e açúcar e passo 3 vezes por uma peneira para que não fique nenhum ovni indesejado.
Misturo bem.
Coloco a calda na forma de alumínio...
...espalho bem com ajuda de uma colher e...
... verto a composto...
... com cuidado.
Cubro com papel alumínio e coloco dentro de outra forma maior. Coloco a água pré aquecida até atingir uns 4cm e levo ao forno em temperatura máxima por 75 minutos.
Retiro do forno, deixo esfriar, faço a reza de Santa Philomena para não grudar e viro numa travessa bem bonita.
Bom apetite!
Serve 10 a 12 porções.

O pulo do Chef: Quem quiser a oração de Santa Philomena é só pedir que eu mando.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Que pudim lindo, minha querida. Lisinho, sem furinhos, delicado e ao mesmo tempo consistente, pelo uso das gemas, molhadinho, mas dá trabalho hein. rs Primeiro você ferve o leite com açúcar para virar quase um doce de leite e depois leva em banho maria.. e tal... rs deve valer a pena.. rs quem sabe um dia com calma e sem preocupações me aventuro. rs

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz e adorei...confesso que foi um teste tava meio de desacreditada....mais que delicia...e passei a receita para as amigas da minha mãe!!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!