terça-feira, 7 de agosto de 2012

Torta de 3 Chocolates

Essa torta fizemos no VII Workshop em Julho/2012 e ficou uma delícia!
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 pacote de biscoitos de chocolate (sem recheio) de 180g
80g de manteiga em temperatura ambiente
750g de queijo Philadelphia
50g de chocolate com alto teor de cacau (o maior que puder encontrar)
50g de chocolate ao leite
50g de chocolate branco
5 folhas de gelatina (10g)
300ml de creme de leite fresco
90g de açúcar
Chocolates diversos para decorar a torta
1 forma de alumínio (de soltar o fundo) com 20cm de diâmetro
Papel manteiga qb

Mãos nos chocolates:
1 - Eu unto com manteiga e forro o fundo e a lateral da forma com papel manteiga em partes separadas, ou seja, um pedaço redondo do tamanho do fundo e uma tira da altura da lateral.
2 - Em seguida trituro os biscoitos num processador e misturo bem com a manteiga formando uma farofa. Deposito no fundo da forma o mais espalhado possível e pressiono com uma colher ou espátula para ficar sólido. Levo ao refrigerador enquanto preparo os demais ingredientes.
3 - Coloco as folhas de gelatina para hidratar num copo d'água por 10 minutos.
4 - Levo ao fogo para aquecer levemente o creme de leite, escorro as folhas de gelatina e coloco no creme de leite para derreter mexendo bem. Reservo.
5 - Divido o Philadelphia em três recipientes diferentes, derreto os três chocolates separadamente e misturo cada um deles nas partes de Philadelphia.
6 - Em seguida divido em três partes iguais o creme de leite com gelatina derretida e adiciono um em cada um dos recipientes de Philadelphia com chocolate. Misturo bem.
7 - Agora faço o mesmo com o açúcar, dividindo em três partes e misturando nos anteriores.
8 - A medida que cada uma das partes são terminadas, vão sendo adicionadas à forma com a camada de biscoitos e manteiga. Primeiro a mais escura com chocolate ao cacau; em seguida a com chocolate ao leite e finalmente a com chocolate branco. A cada camada adicionada a forma deve retornar a refrigeração por 15 minutos.
9 - Mantenho a torta por 4 horas sob refrigeração antes de desenformar.
10 - Desenformo a torta removendo o aro lateral, retiro o papel manteiga da borda e cubro com chocolates diversos raspados ou ralados.

Serve 8 a 12 porções.

O pulo do Chef: Se a manteiga estiver dura eu coloco rapidinho no microondas para que fique bem pastosa e facilitar a mistura com os biscoitos processados. O queijo Philadelphia deve estar em temperatura ambiente para favorecer a mistura.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Estou achando pouco chocolate (50g) para muito Philadelphia. É isso mesmo ?? E se agente aumentasse a quantidade dos chocolates?? Desculpe, mas me pareceu que fica mais um cheesecake do que uma torta de chocolate. Adoro suas receitas. Aguardo breve resposta, tenho um jantar e gostaria muuuito de fazer a torta, mas pairou esta dúvida !!! Afinal, 50g é muito menos do que a metade de um tablete que tem 180g.

    ResponderExcluir
  2. Lia, é isso mesmo. São apenas 50g de cada um dos chocolates. Quanto a quantidade de Philadelphia, tambem está correta, pois ele é a base da torta. Vc vai ver que a combinação de Gelatina+Philadelphia+Chocolate confere uma textura bastante diferente da cheesecake. Veja que a quantidade de açúcar tb é bastante pequena em relação a outras receitas doces. É isso mesmo! O resultado é uma sobremesa sofisticada, delicada, suave e harmônica nos sabores.
    Agora o mais importante de tudo: Vc pode ajustar as quantidades dos ingredientes ao seu gosto, pois essa é a parte mais divertida da cozinha, o que eu mais gosto de fazer e a razão desse site ter sido criado.
    Desejo que sua torta fique excelente e que vc tenha um excelente jantar finalizado com a Torta 3 Chocolates.
    Um abraço e volte sempre! Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!