sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Camarões Orientais

Outro dia fomos convidados para um jantar especial e de quebra, provar esses Camarões Orientais! Maravilha!!! Mas o nome, respeito, não é suficiente para comunicar todos os sabores e aromas desse prato. A autora, minha amiga Tsú, foi a mestre da noite... o Osvaldinho, como sempre, teve enorme participação: pagou a conta.
Conversa vai, vinho vem, falamos sobre o prato, culturas diversas, seu nome, etc... Poderia ser um すき焼き ou sukiyaki? Talvez. Mas o que exatamente é sukiyaki?
Encontrei muitas coisas como suki=rastelo, yaki=assar, mas seja como for, ainda que esse nome não se aplique exatamente ao prato, a palavra tem estreita ligação com amizade. Entre elas, gostei e vou ficar com essa:
... "o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês que é o reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.
Ela representa bem nossa relação de amizade e o significado da "mesa" para os italianos, dos quais sou orgulhosamente descendente. É um ponto comum nas duas culturas e muito interessante.
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 pacote de moyashi (brotos de feijão)
1 pacote de macarrão
1 kg de camarões grandes descascados, limpos, sem cabeças nem caudas
600g de calamares limpos (cabeças e anéis)
Azeite de oliva qb
Shoyu qb
Aji-no-moto qb
Sal qb
Acessório: Panela elétrica

Mãos na massa:
O macarrão é pré cozido e reservado.
Panela elétrica bem aquecida, azeite de oliva, entram os camarões. Uma rápida salteada, vira daqui, vira dali...
Entram os calamares, mesmo processo. Adição de sal e aji-no-moto.
Agora é a vez do moyashi e precisam murchar junto com os camarões e calamares.
Finalmente entra o macarrão. Boa misturada, mais um pouco de shoyu e pronto.
É só avisar os participantes e servir.
Bom apetite!

O pulo do Chef: Como é um prato muito rápido e versátil, pode ser preparado em pequenas porções e servido sempre fresquinho. Outra coisa bem interessante é que pelo preparo ser compartilhado, os palpiteiros, como eu, não ficam se sentindo de fora!
Falando sério, os frutos do mar requerem preparo cuidadoso, atento e ter o cozimento no tempo certo para não "emborrachar".


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!