segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Arroz Preto alla Marinera

Eu adoro esse prato pelas cores, aromas, sabores e aparência que desperta os instintos primitivos do apetite.
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 xícara de arroz preto
250g de cabeças de calamares
250g de camarões limpos
1 tomate maduro, firme, sem sementes e picado em cubinhos
½ abobrinha brasileira, picada em cubinhos
3 dentes de alho cortados ao meio e sem os miolos
3 xícaras de caldo de peixe ou camarão
½ dose de conhaque
Salsinha, ciboulette e folhas de manjericão bem picadas
Azeite EVO qb
Sal qb
Acessório: panela de pressão
Legenda: qb=quanto baste; EVO=extra virgem de oliva

Preparo:
A primeira coisa que faço é colocar o arroz preto e o caldo numa panela de pressão para cozinhar por 30 minutos (marcados após o início da pressão), em fogo baixo depois que pegar pressão.
Quando o arroz está pronto abro a panela e entro com os cubinhos de abobrinha e tomates. Fecho a panela e volto ao fogo apenas por alguns minutos, com a panela aberta.
Enquanto isso, pego uma sartén, adiciono um pouco de azeite, aqueço bem, entro com o alho para saborizar.
Quando ficam dourados, retiro e descarto. Entro primeiro com as cabeças de calamares que precisam de mais tempo de cozimento que os camarões. Mexo bem por uns 2 ou 3 minutos e depois entro com os camarões. Mexo bem por mais 2 uns minutos, ajusto o sal, entro com o conhaque e flambo vigorosamente.
Entro com um punhado generoso de ervas verdes para finalizar.
Monto os pratos com uma porção de arroz preto com os legumes e sobre ela os frutos do mar. Finalizo com uma polvilhada de salsinha.
Bom apetite. 

O pulo do Chef: O cozimento do arroz preto está como o recomendado pelo produtor. Sobre os camarões, nunca é demais lembrar: cozimento rápido é o recomendado, caso contrário emborracham. As cabeças de calamares podem vir com a "boca", uma parte muito dura e indesejada que precisam ser retiradas antes do cozimento.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Olá, passei por aqui p/ conhecer teu blog,fiz um passeio e gostei muito de tudo que vi.

    A receita do arroz preto, parece deliciosa, mas eu não como lula, até agora não entendi pq, mas não como, o que realmente é uma pena, pq quando olho p/as fotos maravilhosas da receita, fico com muita vontade de experimentar.
    Quem sabe um dia né?

    Claro que fiquei te seguindo e pretendo voltar em busca de outras delícias.

    Bjssssssssssssssss e sucesso.

    Se quiser me visitar, vou gostar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, primeiro obrigado pela visita e volte sempre que quiser. Eu que gosto das lulas, poderia dizer que vale a pena provar, mas caso ainda não seja a hora, vc pode substituir por outro ingrediente, como polvo, vieiras, mexilhões, etc. Até mesmo por algum peixe de carne firme pós cozimento. Saúde e um abraço, Erney Feltrin

      Excluir
  2. RECEITA MARAVILHOSA. SÓ QUE NO MEU CASO EU TIRO O CAMARÃO...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aroldo, obrigado pela visita e pelo comentario. Eu nao faco ideia o motivo que leva vc a nao colocar os camaroes, mas eh obvio que vc tem um motivo e ele eh importante. A liberdade de alterar as receitas eh super importante. Portanto, eu tenho absoluta concordancia com vc. Uso muitas receitas como guia ou inspiracao para um preparo diferente e mais gostoso, sob meu ponto de vista. Essa eh a parte gostosa da cozinha, nao ficar preso a regras e quantidades.... continue assim e deixe sua criatividade voar sem controle. Depois, compartilhe aqui para que todos os nossos carinhosos visitantes possam saber. Obrigado e volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir
  3. Boa noite desculpe por não ter lhe explicado o motivo no qual eu não faço o uso do camarão.
    A questão é que a minha esposa tem alergia ao camarão então eu não faço o uso do mesmo.
    Me desculpe se escrivi algo que venha lhe deixar chateado gostei do seu Blog é show...! Continue assim, e que Deus lhe conserve assim... E que Deus venha sempre lhe abençoar e lhe guardar lhe iluminando sempre...!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!