sexta-feira, 19 de abril de 2013

Berinjelas & Abobrinhas - Amigas Inseparáveis

Consta que as abobrinhas são originárias do continente americano, mais precisamente das regiões que vão dos países andinos até o sul dos Estados Unidos. Já as berinjelas têm sua origem muito mais distante, consta que são originárias da Índia.
Nasceram tão distante, mas tornaram-se muito mais que companheiras no maravilhoso mundo da gastronomia. É incrível a versatilidade de ambas e quantas coisas podem ser preparadas com esses maravilhosos presentes que a natureza nos oferece! A receita abaixo é apenas mais uma divertida e saborosa brincadeira dos preparos rápidos na cozinha. Não fique preso por aí e veja apenas como uma provocação para despertar a infinidade de alternativas que estão escondidas num par de ingredientes como estes. Divirta-se acima de tudo!
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 abobrinha fresca, pequena, cortada ao meio na longitudinal
1 berinjela fresca, pequena, cortada ao meio na longitudinal
100g de peito de frango picado em cubos (pode ser qualquer outra carne)

1 tomate maduro, sem sementes, cortado em cubos
1 cebola pequena, picada a brunoise*
Salsinha picada grosseiramente qb
Parmesão qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
* ver Glossário

À diversão:
Tudo começa pelo recheio. Com uma faca pequena e uma colher das de sopa retiro todos os miolos da berinjela e da abobrinha. Faço um corte nas bases das metades da berinjela para que assentem bem e deixo o cabinho para ficarem mais firmes. Reservo.
Numa boa sartén, com os miolos picados em cubos, preparo um refogado com cebola, azeite, frango, salsinha, tomate, azeite e sal. Cozinho até que os ingredientes fiquem bem macios. Retiro o recheio da sartén e reservo.
Nela mesma, adiciono um traço de azeite, deixo aquecer e entro com as quatro metades de berinjela e abobrinha. Rego com azeite e um pouquinho de sal. Cubro e deixo dourar por baixo.
Giro e deixo dourar por cima. Reduzo o fogo. Uso um pulverizador de água e vou adicionando jatos de água nas bordas da sartén para criar um ambiente quente e úmido para ajudar no cozimento. Cubro a sartén com tampa. Faço vários giros nas metades até chegar num ponto de boa textura.
Sem retirar as metades da sartén e com a ajuda de duas colheres das de sopa, vou adicionando o recheio dentro das metades. 
Polvilho com salsinha e parmesão, cubro novamente a sartén e espero derreter.
Retiro, acomodo duas metades em cada prato, rego com azeite e decoro com um ramo de salsinha. Bom apetite!!!
Serve 2 porções.

O pulo do Chef: O ponto de textura não deve ser muito cozido, muito mole. Acho muito mais interessante que as abobrinhas fiquem mais consistentes. As berinjelas podem ficar um pouco mais macias.
Usei o peito de frango como parte da receita, mas qualquer outro ingrediente pode ser usado, como uma boa linguiça toscana ou calabresa, um lombo suíno, um Parma, bacon, enfim, o que você quiser. Igualmente, umas azeitonas verdes ou pretas picadas e descaroçadas também podem ser adicionadas. As alcaparras também são benvindas.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!