sábado, 16 de novembro de 2013

Salmão em cama de Legumes

Antes de sair pra Maragogi, aquela maravilha natural no litoral das Alagoas, no nordeste brasileiro, deixo essa receita de salmão em Cama de Legumes. É uma receita muito prática de preparar, saborosa e que aceita uma enormidade de variações e adaptações. Aconselho o uso dos legumes que estejam disponíveis ou os que mais agradam.

De Maragogi seguirei postando receitas preparadas por lá, com o uso dos ingredientes locais e toda sua riqueza e diversidade de frutos do mar.

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 postas de salmão fresco
1 berinjela com casca e picada em cubos
4 jilós com casca e picados em cubos
1 abobrinha com casca e picada em cubos
Salsinha para decorar
Ciboulette picada em canudinhos
30ml de conhaque para flambar
Noz moscada ralada na horinha qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
Eu começo temperando os filés com sal, noz moscada ralada na horinha e um tracinho de azeite. Massageio bem esfregando delicadamente os filés um no outro e deixo descansar enquanto preparo a cama.
Levo uma sartén antiaderente ao fogo com azeite e entro com os cubos de jiló.
Logo é a vez dos cubos de berinjelas... e vão se conhecendo, como fiz meu amigo português, Mario Franchi.
E chegam os cubos de abobrinha. Salgo. Dou giros para que se conheçam melhor na intimidade.
Agora é a hora de embebedá-los. Não dizem que os amigos bebem juntos? Pois bem, conhaque neles.
Entro com o conhaque e levo a sartén para lamber o fogo! Pronto... Bluf! Giro, entro com a ciboulette e espero vaporizar todo o alcool. A cama está pronta. 
Já na saída da sartén, os legumes vão para os pratos aquecidos e protegidos até que chegue o salmão.
Note a parte fina sobreposta sobre outro filé mais espesso para igualar o cozimento.
Na mesma sartén, um traço mais de azeite, levanta a temperatura, entram os filés... 
Dois minutos de um lado, outro minutinho do outro. Pronto.
Já pode deitar na cama de legumes e receber um raminho de salsinha para decorar.
Note bem o ponto de cozimento do interior do filé. Bem suculento!
Sirvo imediatamente, bem quentinho e vaporizando aromas!

Obviamente, serve 2 porções.

O pulo do Chef: Sempre que você tiver um filé de qualquer peixe para saltear, note que ele tem a parte superior (do lombo) mais espessa que a parte inferior (da barriga). Como as espessuras são bem diferentes, a parte mais fina ficará naturalmente mais passada que a mais espessa. Se isso for indesejado para você, tente preparar esse filé junto com outro, remontando a parte fina sobre uma outra mais espessa. Isso retarda o contato da parte mais fina com o calor e deixará o filé com o cozimento por igual.
A Noz Moscada sempre pode ser substituída por pimenta do reino, se for do seu gosto. Nesse caso recomendo que seja pela pimenta branca e que seja moída na horinha.
Muito já falei do ponto do cozimento do salmão... parece mesmo que a natureza criou o bicho para o sashimi e nós insistimos em saltear, assar, etc! É um peixe que se o cozimento for exagerado perde muito da sua graça! É claro que gosto é gosto e não cabe discussão!
Por último, você pode estar perguntando a razão da cama de legumes estar composta por jiló, berinjela e abobrinha. Na verdade, isso aconteceu ao acaso e você pode ajustar como bem entender. Isso era o que eu tinha disponível no sitio naquele momento do preparo.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!