terça-feira, 23 de setembro de 2014

Gohan - Arroz Japonês

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 Kg de arroz tipo japonês
Água (1,3 vezes o volume do arroz)
1 xícara de açúcar
1 xícara de vinagre branco
1 colher (sobremesa) rasa de sal

À diversão:
O primeiro passo é lavar o arroz em água corrente.
Em seguida levar ao cozimento apenas com água, como qualquer outro arroz. Fogo alto até ebolir e baixo até secar. O Gohan precisa estar com um leve toque crocante quando secar. Não é "al dente" como o arbório italiano. É uma certa crocância.
Ele também deve descansar uns 10 minutos antes de ser temperado. Depois do descanso é temperado com vinagre, açúcar e sal que devem ser aquecidos para que os ingredientes se dissolvam.
O arroz é colocado numa travessa, temperado e agora precisa ser resfriado com a ajuda de um ventilador. Enquanto esfria, o gohan deve ser gentil e carinhosamente mexido de baixo para cima. Depois de frio, conservado coberto com um pano de prato úmido para não secar demais.

Essa quantidade de arroz é suficiente para o preparo de sushis e makis diversos para 8 pessoas.


O pulo do Chef: Posso dizer como dica que não é tão simples chegar a um ponto de cozimento ideal para o manuseio do gohan. Ele não pode ficar nem tão cozido e nem pouco cozido. São muitas as variáveis que interferem no ponto ideal, como o tipo de panela, a quantidade de água, as diferenças do próprio arroz de cada marca, etc.
Então, melhor colocar menos água do que o indicado e monitorar sua textura quando enxugar. Obviamente, a água pode ser adicionada se precisar cozinhar mais um pouco, pois retirar água é impossível.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!