quinta-feira, 12 de março de 2015

Pão de Farinha de Glúten

Alla ricetta...
Ingredientes:
200g de farinha de glúten
1 ovo
1 colher (sopa) de iogurte desnatado
3 colheres (sopa) de leite desnatado
1 colher (sopa) de fermento biológico
Sal qb

À diversão:
Eu dissolvo o fermento numa colher de leite já dento do bowl da planetária. Junto as outras duas colheres de leite, o iogurte, o ovo, bato até misturar bem e adiciono metade da farinha. Bato novamente até formar uma massa mole e homogênea. Misturo o sal no restante da farinha e junto na batedeira. Bato por mais 5 minutos.
Deixo descansar por 20 a 30 minutos, dependendo da temperatura do dia (mais frio, mais tempo, mais quente, menos tempo).
Bato por mais 5 minutos, transfiro para uma superfície levemente enfarinhada (com farinha de glúten), abro, enrolo em formato de pão e acomodo numa forma enfarinhada (também com farinha de glúten). Cubro e deixo crescer até dobrar de volume, o que vai levar outros 30 minutos.
Pulverizo com água, faço cortes transversais e levo ao forno préaquecido a 180 graus por 30 minutos ou até ganhar a cor desejada.

O pulo do Chef: esse pão está feito segundo o método de Dukan de regime alimentar.
Para saber mais sobre a farinha de glúten, visite o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Glúten
Para saber mais sobre a Dieta Dukan, visite: http://www.dietadukan.com.br/a-dieta-dukan/metodo-dukan

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

9 comentários:

  1. elah que pãozinho com bom aspeto.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Ligia Maria, antes de tudo, obrigado pelo prestígio de sua visita. Volte sempre e abuse do Cozinha Ousada. Sobre o pão, diria que se vc não soubesse que era uma receita Dunkan, passaria como um pão normal. Boa sorte!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá... eu não sei quem vc é, mas agradeço o prestígio de sua visita. Respondendo sua pergunta, SIM, as fotos postadadas nessa receita de Pão de Farinha de Glúten é mesmo do Pão de Farinha de Glúten. Todas as fotos publicadas aqui no Cozinha Ousada correspondem à receita em referência, a não ser que seja uma observação diferente, mas nesses raríssimos casos há sempre uma indicação da fonte. Elas são e nossa autoria e podem ser usadas desde que seja mencionada a fonte e autoria. Não sei se compreendi bem sua pergunta mas tentei responder. Volte sempre!

      Excluir
  4. Bate sempre na batedeira nao sova na mao?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Amei esse pãozinho. Fiz na mão mesmo, tive que sovar bastante mas ficou uma delícia. Obrigada por compartilhar!!! Bjosss...

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!