sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Pão de Viena

Esse pão já me salvou algumas vidas!
Toda vez que a Suzy briga comigo - sempre sem nenhum motivo, é claro - tenho esse recurso mágico e eficaz guardado no "bolsinho do colete" para me salvar. Coloco umas geleias espalhadas, uma aqui, ali, acolá e vou amassando logo 1 Kg de trigo para resultar 3 belos pães.
Garanto que nunca falhou!
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 Kg de farinha de trigo Renata
20 g de sal refinado
80 g de açúcar
50 g de fermento biológico do padeiro
250 ml de leite gelado
350 ml de água gelada
150 g de manteiga
1 gema (diluída num pouco d'água para pincelar os pães antes de enfornar)


À diversão:
Misture os pós (farinha, açúcar e sal) dentro de uma vasilha e abra um buraco no meio.
Misture o leite e a água numa vasilha e dissolva o fermento.
Corte a manteiga em fatias finas para que atinja a temperatura ambiente mais rapidamente.
Despeje o líquido no buraco aberto no meio do pó e misture devagar até que a massa comece a desgrudar das mãos. Assim que começar a desgrudar das mãos inicie a introdução da manteiga pouco-a-pouco. Siga até que a manteiga toda seja absorvida, obtendo uma massa muito macia e homogênea.
Em formato de bola deixe descansar por 20 minutos coberta com um pano úmido.
Retome a massa e proceda como se você tivesse iniciado agora. Amasse por mais 5 minutos sem parar e deixe novamente descansar por mais 20 minutos coberta pelo pano úmido.
Corte a massa em 3 partes aproximadamente iguais e faça outras 3 bolas e deixe descansar por mais 20 minutos.
Unte 3 formas de pão-de-forma com manteiga (se forem de teflon nem precisa untar), tome cada uma das bolas de massa e dê o formato adequado e coloque cada uma delas em uma das formas. Cubra com o pano úmido e deixe descansar por 1 hora.

Prepare o ovo para pincelar colocando a gema numa xícara misturando um pouquinho de água e mexendo bem.
Pincele a superfície com um pincel culinário, delicadamente com a gema e coloque os pães para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 35 ou 40 minutos.

Pronto!

Rendimento: 3 pães de aproximados 500g.
Sirvo puro em fatias delicadas ou tostadas com manteiga e/ou geleia.

O pulo do Chef: Retire da forma tão logo saia do forno e coloque para descansar sobre uma grelha de forma que os pães tomem ar por todos os lados.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

8 comentários:

  1. Como poderia não funcionar, com pães tão lindos e macios?! Acabei de visitar todo o marcador pães e claro, estou alucinada, espero tornar algumas receitas e sugestões reais na minha cozinha. Foi um prazer visitar sua cozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, obrigado pelo prestígio de sua visita e volte sempre.

      Excluir
    2. Eu faço essa receita e meus pães murcham por que

      Excluir
    3. Bem, o que posso comentar é que vc deve ter atenção aos ingredientes. Devem ser da melhor qualidade. Como exemplo, o uso de farinhas de trigo especiais. Uso a melhor que temos por aqui da marca Renata. Outro ponto é que pães são diferentes de bolos que usam fermentos químicos e que se o forno for aberto antes do tempo os bolos murcham. Com pães a coisa é diferente. O fermento biológico não produz esse efeito. Sucesso!

      Excluir
  2. qualquer receita DE pão eu posso usar fermento seco no lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Basta você observar na embalagem do seu fermento a proporção do seco para o fresco. Cuidado para não confundir com os fermentos químicos, como por exemplo o Pó Royal.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!