domingo, 5 de junho de 2016

Bomba, Bomba!

Lembro que muitos anos atrás havia um colunista social, jornalista, etc - acho - no Rio de Janeiro chamado Ibrahim Sued. Era uma pessoa extremamente bem relacionada no meio artístico e dono de inúmeros bordões sendo que um dos mais famosos era exatamente o nome dessa receita: Bomba! Bomba!
Ibrahim já morreu faz mais de 20 anos mas deixou marcas e casos para serem contados e quando usava esse bordão específico era para marcar algo muito impactante. Entrava na chamada de um noticiário e dizia "bomba! bomba!" seguido de um resumo de notícia que prendia a audiência.
Se Ibrahim fosse vivo, sem falsa modéstia, estaria usando novamente o mesmo bordão e lambendo os beiços em êxtase por essas maravilhas!

Alla ricetta...
Ingredientes

Massa (Choux):
140g de farinha
240ml de água
115g de manteiga (em pedaços)
2 colheres (chá) de açúcar
4 ovos grandes

Recheio: (Creme Pasteleiro de Baunilha)
350ml de leite
350ml de creme de leite
1 vagem de baunilha (ou 30 gotas de essência)
9 gemas (de ovos grandes)
180g de açúcar
150g de farinha de trigo

Cobertura: (Ganache de Chocolate)
115g de chocolate preto
120ml de creme de leite (colocar pouco a pouco para controlar a textura)
1 colher (sopa) de xarope de glucose (Karo ou mel de abelha)

À diversão:
Para a massa: eu pré-aqueço o forno a 220 graus. Coloco papel manteiga enfarinhado em 2 formas de alumínio e reservo.

Levo ao fogo a água, a manteiga e o açúcar até ferver. Junto a farinha de trigo de uma só vez e mexo vigorosamente até descolar das paredes da panela. Desligo o fogo e deixo esfriar.
Junto os ovos, um a um, incorporando bem cada um antes de juntar o outro.
Coloco a massa num saco de plástico de pasteleiro com boquilha redonda e faço pequenas tiras com 4 a 5 cm de comprimento, espaçadas entre si pelo dobro da espessura.


Pulverizo ligeiramente com água e levo imediatamente ao forno durante 25 a 30 minutos.
Desligo o forno quando estiverem cozidos e dourados e deixo descansar por 5 minutos ainda dentro do forno. Retiro e deixo esfriar completamente.


Enquanto isso preparo o recheio (creme pasteleiro).
Levo ao fogo o leite, o creme de leite com a vagem de baunilha aberta e com as sementes raspadas ou gotas de essência, até levantar fervura.
Numa tigela à parte bato o açúcar com as gemas e a farinha.
Quando o leite ferver retiro a vagem de baunilha (caso tenha usado) e junto lentamente à mistura das gemas para estas não cozinharem imediatamente e ficarem com grumos. Adiciono pouco a pouco o leite e mexo bem para envolver.
Quando tiver adicionado todo o leite às gemas, levo o preparado ao fogo até engrossar. Deixo esfriar e coloco num saco de pasteleiro com boquilha estreita.

Preparo por fim a cobertura (ganache de chocolate). Levo ao fogo o creme de leite com o xarope de glucose Karo ou mel de abelha e deixo levantar fervura.
Adiciono o chocolate partido em pedaços pequenos e deixo repousar por 1 minuto. Misturo tudo muito bem com um batedor de arames para o chocolate dissolver.


Enquanto isso faço um pequeno furo, com a ajuda de uma faca, nas extremidades de cada bomba. Coloco o bico do saco de pasteleiro com creme no furo da bomba e recheio cada uma com o creme. Faço dos dois lados para que o creme fique melhor distribuído.

Passo o topo da bomba pela cobertura de ganache de chocolate deixando escorrer o excedente e coloco numa forma para secar.

Com essa quantidade de ingredientes é possível fazer aproximadamente 25 unidades.

O pulo do Chef: Uma boa dica é servir as bombas geladas com sorvete de baunilha.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!