domingo, 2 de abril de 2017

Salteado de Frutos do Mar

Essa receita foi preparada no Workshop de 08/Março/2017 na Riviera de São Lourenço.
Alla ricetta...

Ingredientes:
1,3 Kg de lombo de prejereba sem pele em cubos grandes
Prejereba de 9,4 Kg
10 camarões grandes espalmados (com casca e cabeça)
500g de vieiras limpas com as ovas
1 Kg de lagonstins limpos e descascados
1 Kg de anéis de calamares
1 Kg de polvo (2 unidades pequenas)
1 cebola
Talos de salsinha
Óleo vegetal qb
Sal qb
Salsinha picada (ou coentro)
1 fogareiro de alta pressão
1 wok de aço carbono

À diversão:
Começamos cozinhando o polvo com pouca água, uma cebola cortada ao meio e sal por 7 minutos em panela de pressão contados após pegar pressão. Depois de cozidos, apenas separamos os tentáculos, deixando inteiros.

A partir daí é tudo muito rápido. Colocamos a wok em fogo alto, regamos com um traço de óleo vegetal e fomos passando e salgando cada um dos ingredientes. Foram acomodados em travessas e decorados com salsinha.


Acompanhamento:
Arroz branco

Legumes salteados


Com  tudo pronto a mesa foi preparada e servida!

O pulo do Chef: Uma das coisas mais importantes desse preparo é tempo de passada na wok de cada um dos elementos. O polvo precisa ser pré-cozido e o mais fácil é aproximados 7 minutos de pressão para polvos pequenos. Os maiores precisam de um pouco mais de tempo e é bom respeitar a proporcionalidade de peso e tempo.
O peixe é outro elemento importante. Nesse preparo usamos a prejereba, um peixe excelente e pouco conhecido. Compramos um belíssimo exemplar de 9,4Kg que resultou duas bandas de 3,4Kg.
A prejereba não é um peixe que oferece bom rendimento, mas nesse caso fiquei em dúvida, pois foi muito baixo. Usamos o necessário e preparamos depois uma belíssima moqueca.
Os anéis de calamares, os camarões e os lagostins demandam tempos parecidos de preparo. As vieiras são as mais delicadas e requerem menor tempo de preparo, pois com quase um susto de fogo já estão prontas.
Se for preparar um salteado como este, não fique preso aos ingredientes. Meu conselho é que você vá à sua peixaria de preferência e escolha entre os disponíveis. Nesse caso fomos à Peixaria da Luiza em Bertioga e fizemos a seleção no ato. 

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!