quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Pavlova

Alla ricetta...
Ingredientes

Para o Merengue:
1 colher (sopa) de vinagre de maçã (ou de vinho branco)
3g de cremor tártaro (ou 6g de fermento químico em pó)
23g de maisena
1,5g de sal
270g de claras de ovos em temperatura ambiente (cerca de 9)
1 colher (chá) de estrato de baunilha
375g de açúcar refinado

Para a Cobertura:
3 caixinhas de morangos
1 manga palmer
1 caixinha de uvas Thompson (sem sementes)
500ml de creme de leite fresco
45g de açúcar refinado
1,5 colher (sobremesa) de gelatina em pó sem sabor

À diversão:

Eu ligo o forno elétrico em temperatura máxima, aproximadamente 220°, enquanto preparo o merengue: separo as claras das gemas (reservo as gemas para outra receita) e com o batedor de arame da batedeira, bato as claras em neve juntando o sal. Quando começa encorpar, sempre batendo, junto o cremor tártaro e o estrato de baunilha.

A parte misturo o açúcar e a maisena e junto ao composto de claras uma colher de cada vez, sempre batendo, até que fique tudo bem incorporado.

Finalmente junto o vinagre em duas vezes. Resulta um composto cremoso e firme que acomodo numa forma de alumínio forrada com papel manteiga untado com manteiga, formando um disco ligeiramente mais alto nas bordas.

Baixo a temperatura do forno para 120° enforno o merengue deixando assar por cerca de 90 minutos.
Passado esse tempo, desligo o forno, abro uma fresta na porta e deixo esfriar completamente a base da Pavlova que deve estar crocante e levemente dourado.

Lavo as frutas, pico os morangos maiores e deixo inteiros os menores, descasco a manga e pico em cubos, as uvas ficam inteiras.

Coloco a gelatina para hidratar com água apenas o necessário. Bato o creme de leite em ponto de chantilly juntando o açúcar logo que começa a encorpar e depois junto a gelatina.
Uma vez pronto, coloco sobre a base de merengue acomodando com o dorso de uma colher. Decoro com as frutas e está pronta para ser servida em fatias!
Serve 12 porções.

O pulo do ChefConservar a Pavlova sob refrigeração por até dois dias. O cremor tártaro pode ser substituído por 4g de fermento químico em pó. Usar as gemas para outra receita.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!