domingo, 25 de fevereiro de 2018

Biscoito de Polvilho Azedo

Alla ricetta...
Ingredientes:
500g de polvilho azedo
200ml de óleo vegetal de milho ou girassol
200ml de leite integral
1 ovo
1 colher (sopa) de parmesão ralado (opcional)
Sal qb
200ml (aproximadamente) de água morna

À diversão:
Misturar bem todos os ingredientes, exceto a água. Depois de bem misturados, começar a juntar a água pouco a pouco e incorporando até obter um creme bem pastoso no ponto de cair da colher. Normalmente a massa não leva os 200ml de água.

Não precisa, mas eu gosto de untar uma forma de alumínio para acomodar aproximadamente 1 colher e meia das de sopa para cada biscoito.

Levo ao forno pré aquecido em 200 graus por aproximados 25 minutos.
Monitoro o ponto da cor desejada.
Retiro do forno para consumo imediato, puro ou com algum tipo de recheio, como carne moída, requeijão, presunto, patês diversos, etc.
Rende aproximadamente 20 biscoitos.



O pulo do Chef
Importante não preparar muito mais massa que o necessário para o preparo e consumo imediato. Como é massa bem mole, pode desandar se guardada. Se não for possível, mantenha sob refrigeração e não mais que um dia. Melhor dividir a receita ao meio, ainda que dividir um ovo é bastante complicado. Se vc bater o ovo deixando a clara e a gema bem  misturadas será mais fácil dividir.
O ponto de cremosidade da massa depende muito do teor de umidade do polvilho e do tamanho do ovo. Para melhor explicar, é um ponto que não é possível formar com as mãos. Apenas manusear com colheres ou pequenas conchas. Quanto mais cremoso, mais oco resultarão os biscoitos, quanto mais firme menos ocos.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!