segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Terrina Cítrica com Vinho Moscato e Chá Inglês

Esta receita foi preparada em nosso Workshop de Natal em 14/Dez/2018 em Valinhos e fechou um cardápio com Torta de Bacalhau em Folhas Verdes de entrada e Coroas de Camarões com Gnocchi de Semolina, Shimeji e Alho Francês como prato principal.

Alla ricetta...
Ingredientes:
600ml de suco de laranja
270g de açúcar
24 folhas de gelatina (ou 24 colheres (chá) de gelatina em pó)
½ colher (chá) de essência de baunilha
3 pitadas de pimenta do reino branca moída na hora
4 colheres (sopa) de folhas de hortelã frescas picadinhas
450ml de vinho Moscato
15 laranjas chilenas
18 physalis

Para o molho de chá inglês
12 sachês de chá inglês
1,5 l de água
375g de açúcar
12 folhas de gelatina ou 12 colheres (chá) de gelatina em pó

À diversão:


1. Amornar ligeiramente o suco de laranja. Juntar o açúcar, a gelatina precedentemente hidratada e a baunilha. Condimentar com pimenta e juntar as folhas de hortelã picadas. Aquecer tudo a temperatura média e deixar resfriar. Então regar com o vinho Moscato.

2. Descascar as laranjas e cortar em fatias, retirando as sementes e peles.

3. Em formas retangulares, 7cm de altura, 10cm de largura, 23cm de comprimento, colocar com uma concha um tanto da gelatina de laranja apenas suficiente para formar uma camada de aproximados 5mm. Levar à refrigeração até solidificar.

Para o molho de chá inglês, ferver a água, então juntar o açúcar, os sachês de chá e a gelatina precedentemente hidratada. Deixar repousar até que esfrie não completamente, depois descartar os sachês.

4. Quando a gelatina das formas endurecerem, acomodar os gomos de laranja. Cobrir com outro tanto de gelatina e voltar à refrigeração para solidificar. Proceder dessa maneira até terminar os ingredientes.
Servir em fatias de aproximados 3cm, deitar sobre um prato, guarnecer com o molho de chá inglês e decorar com uma physalis cuidadosamente aberta.


Quantidades para preparar 3 formas e 18 porções.


O pulo do Chef: Parte das laranjas podem ser substituídas por toranja, se quiser dar um toque levemente amargo para essa belíssima sobremesa. 

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Delícia....vou provar!
    O que seria a laranja chilena? Pode-se usar a laranja pera?
    Obrigada caríssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São chilenas, mas pode ser feito com outro tipo. Abração.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!