quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Camarões Espalmados

Mais uma receita preparada em Maragogi-AL no calor do improviso e na felicidade de encontrar disponíveis os melhores frescos ingredientes do mar.

Alla ricetta...
Ingredientes:
6 camarões grandes espalmados
1 dente de alho em fatias finas
Azeite de Oliva qb
Manteiga qb
Salsinha picada qb (pode ser coentro, se preferir)
Sal qb
Pimenta, noz moscada... opcionais.

À diversão:
Eu gosto de comprar os camarões inteiros e fazer o preparo de corte em casa, mas você pode pedir para seu peixeiro de confiança.
Então, uso uma faça de cortar pão, de serrilha fina, bem afiada e corto cada um deles iniciando pela cabeça e abrindo as cascas ao longo das costas.
Espalmo, retiro a tripa, lavo bem e deixo escorrer.
Salgo, rego com um tracinho de azeite e massageio o filé com bastante cuidado. Acomodo numa forma e adiciono fatias de alho sobre os camarões e raspas de manteiga.
Levo ao forno pré aquecido a 200 graus por 12 minutos.
Emprato, polvilho um pouco de salsinha e sirvo imediatamente.

Serve 2 porções como entrada.


O pulo do Chef: Recomendo que as lâminas de alho sejam descartadas. Podem ser retiradas ao empratamento ou deixar para quem adora. Mas seu papel verdadeiro é apenas entregar aromas aos camarões.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!