segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Tortillas Mexicanas (a partir do Milho seco)

NIXTAMAL E TORTILLAS
O consumo diário de tortillas no México é de aproximadamente 300 milhões de unidades e para atender tal demanda, existem máquinas que fabricam em grandes quantidades. Mas, em muitas partes do país, especialmente em zonas rurais, fazer as tortillas é tarefa cotidiana das mulheres.



A receita que damos a seguir é milenar, é quase um rito cotidiano e necessário que se executa com devoção vital. A única concessão aos tempos modernos é o emprego da pequena prensa metálica para estender a massa: um instrumento elementar, que se vende em todos os mercados do México e que poupou incalculáveis milhões de horas de trabalho de milhões de mãos femininas.




NIXTAMAL
Lava-se o milho seco em água corrente (2 Kg) para remover sujidades diversas, escorre-se, leva-se ao fogo numa panela de barro com 2 litros de água e 2 colheres (sopa) de cal dissolvida em água para cada quilo de milho. Esquenta-se devagar a fogo lento até que ferva, mexendo com uma colher de madeira; a fervura deve ser lenta e durar alguns minutos. Então se retira do fogo a panela, tampa-se, e se deixa repousar de um dia para outro. Para saber se o milho está no ponto se toma um grão e se esfrega com os dedos: deve soltar a pele facilmente.

A MASSA
Retira-se o líquido de cozimento (chamado nejayote) e se enxágua o milho uma ou duas vezes sem esfregá-lo, ou até que a água saia limpa; escorre-se. O milho está pronto para ser moído num processador adicionando um pouquinho de água, dando origem à massa. Para uma tortilla comum, de aproximadamente 14 cm de diâmetro, é necessário aproximadamente 30g de massa.

As TORTILLAS
Para fazer uma tortilla se toma a massa necessária, faz-se uma bolinha que se coloca no centro da prensa manual, em cima de um pedaço de plástico transparente de 20 x 20 cm, se põe em cima outro pedaço de plástico igual, fecha-se a tampa da prensa e se pressiona: naturalmente, quanto maior a pressão exercida, mais fina ficará a tortilla. Abre-se a prensa e se tira o plástico superior começando por um canto do lado do cabo.


Desprende-se o outro pedaço de plástico junto com a tortilla e com cuidado se vira sobre os dedos da mão aberta, desprendendo o plástico.


A tortilla se estende sobre uma chapa quente; quando começa a inflar-se se aperta um pouco com a mão. Vira-se a tortilla três ou quatro vezes até que se doure em alguns pontos em ambos os lados e se coloca numa cesta especial (chiquihuite ou tlaxcal), na qual as tortillas empilhadas se envolvem num pano-de-prato grosso.

ALGO MAIS SOBRE O TEMA:
Em vez de "nixtamalizar" o milho, pode-se usar farinha de milho "nixtamalizado" (que se vende em pacotes), a qual se amassa com 1 1/4 litros de água morna para cada quilo de farinha e se deixa repousar. De 1 quilo de milho se obtêm 1.500 gramas de nixtamal e 1.600 gramas de massa, que dão aproximadamente 50 tortillas de 14 cm de diâmetro.

De 1 quilo de farinha de milho nixtamalizado se obtêm 2.250 gramas de massa e aproximadamente 75 tortillas. As tortillas recém-preparadas são mais saborosas, mas podem ser reaquecidas. Neste caso é conveniente passar-lhes a mão úmida em cima uma vez que estejam na chapa quente. Recém-preparada, a tortilla apresenta uma pele fina que, para a elaboração de alguns pratos, desprende-se no momento de tirá-la da chapa.

E uma tortilla do dia anterior, simplesmente torrada sobre a chapa de ferro, dourada e crocante, é o complemento perfeito de um bom guacamole ou feijão reaquecidos.

Sugestão:
Qualquer produto de massa como tortillas ou tamales fica saborosíssimo se lhe mistura à massa coentro ou alguma erva fina fresca e muito bem picadinha. Existem também as tortillas mestiças, que se fazem agregando a 1 quilo de massa de milho 4 colheradas de farinha de trigo; fica uma tortilla mais elástica e suave.
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Obrigada pela informação! Com que nome eu posso procurar essa farinha de milho nixtamalizada? É o flocão? É farinha de milho? É fubá? Ou é outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harina Pan no mercado livre

      Excluir
    2. Harina PAN é feita com milho cozido, mas não nixtamalizado.

      Excluir
  2. Caro visitante, lamento muito mas não há no Brasil nenhuma farinha que possa substituir essa farinha mencionada. Ela é diferente de todas que vc mencionou. Recomendo que vc prepare as tortilhas com o milho cozido no vapor, encontrado aqui no Brasil. Visite essa receita nesse link e bos sorte. Isso será, provavelmente, o melhor que vai conseguir para chegar bem próximo do que tem no México. Visite: http://www.cozinhaousada.com/2018/07/tortillas-mexicanas-partir-do-milho.html

    ResponderExcluir
  3. Olá muito obrigada por ensinar a nixtamazar.
    Gostaria de saber se este milho seco é o que se faz pipoca ou o que vende em casa de ração. Pois moro em cidade pequena.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o milho de fazer pipoca, mas é o milho comum, daquele que se compra para alimentar aves, ou seja, sem defensivos. Existem de muitas tonalidades de cor e pode ser qualquer um. Eu prefiro os mais claros apenas por gosto pessoal. Boa sorte!

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!