sexta-feira, 5 de junho de 2020

Bacalhau Confitado com Legumes

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 lombo de bacalhau dessalgado de aproximadamente 600g
2 batatas, descascadas e cortadas em fatias grossas
2 cenouras, descascadas e cortadas em cubos
1 cebola descascadas e cortada em 4
4 talos de salsão
4 dentes de alho com casca
Cebolinha verde picada grosseiramente qb
2 ramos de alecrim
Azeite de oliva qb
Sal qb


À diversão:
Numa panela de tamanho adequado à quantidade de ingredientes, acomodo uma parte dos legumes ao fundo, corto o lombo ao meio e deito sobre eles com a pele para baixo. Em seguida vou acomodando os demais legumes ao redor, exceto as batatas, preenchendo todos os espaços. 
Adiciono sal e azeite de oliva até quase cobrir o bacalhau. Levo ao fogo alto apenas até iniciar fervura. Logo reduzo e levo a panela para a boca menor do fogão e ainda em fogo baixo. Tampo a panela de deixo o tempo passar...
Nessa fervura quase imperceptível que se confita essa preciosidade e vai levar aproximadamente 1 hora.

Enquanto o bacalhau confita, cozinho as batatas em água salgada. Confiro a textura de modo a obter o cozimento com textura ainda bem firme. Escorro e reservo.
Quando faltar aproximados 20 minutos para o bacalhau ficar pronto, cozinho uma porção de arroz e salteio as fatias de batatas numa sartén com azeite e manteiga, deixando bem douradas.
Emprato transferindo os lombos para os pratos, acomodo os legumes aos lados e salpico um pouquinho mais de cebolinha verde picada. Adiciono fatias de batatas, uma porção de arroz para quem desejar e sirvo imediatamente.
Serve 2 porções. Bom apetite!

O pulo do Chef: ao retirar os pedaços do lombo da panela para transferir aos pratos é preciso fazer com muito cuidado para não desmontá-los.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!