domingo, 2 de agosto de 2020

Arroz com Mexilhões

Alla ricetta...
Ingredientes:
250g de mexilhões limpos (sem areia e sem cabelos)
2,5 xícaras (café) de arroz agulhinha
6 xícaras (café) de água quente
1 colher (sobremesa) de páprica doce
2 dentes de alho fatiados
1 colher (chá) de cúrcuma (pó)
1 colher (café) de Old Bay (tempero especial para frutos do mar)
Cebolinha verde picada qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
A primeira coisa a fazer é tomar cada um deles e remover os "cabelos", que são os fios fibrosos que ligam o "bicho" às cascas. Eu uso uma pequena tesoura de ponta abrindo as abas e cortando sua ligação aos músculos.
Veja aí alguns desses "cabelos" e avalie como seriam indesejados se fossem deixados.

Em seguida, tempero os mexilhões com páprica, cúrcuma e Old Bay. Mexo bem e adiciono um tracinho de azeite e sal. Reservo.

Frito as lascas de alho numa boa sartén aquecida com azeite e quando ficarem levemente douradas, retiro e reservo, deixando o azeite saborizado na sartén.
Nesse mesmo azeite, passo rapidamente os mexilhões por 2 a 3 minutos. Retiro e reservo.
Mexilhões salteados e reservados
Lascas de alho douradas e reservadas


Na mesma sartén, aproveitando todos os resíduos das lascas de alho e dos mexilhões com os temperos, adiciono um pouco mais de azeite e entro com o arroz. Refogo bem e entro com água aquecida. 
Deixo cozinhar em fogo doce e quando chegar quase no ponto certo de cozimento, confiro o sal, ajusto se necessário, cubro a superfície com os mexilhões e as lascas de alho douradas.
Chegando no ponto certo do cozimento, adiciono um punhado de cebolinha picada, corto o fogo, tampo e deixo descansar por 5 minutos.


Sirvo imediatamente com um traço de azeite.
Serve bem 2 pessoas.


O pulo do Chef: É claro que eu prefiro os mexilhões frescos, mas às vezes isso é impossível e temos de lançar mão dos congelados. Portanto, é possível encontrar mexilhões como estes que usei, congelados, limpos, descascados e pré cozidos. Mas mesmos esses, ainda vêm com os "cabelos" e precisam ser removidos com muito capricho. Caso contrário, pode comprometer o prato, não por sabor, mas por conferir uma textura super indesejada quando se mastiga. Esses "cabelos" são fios fibrosos que ligam o "bicho" à casca.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!