terça-feira, 28 de julho de 2020

Cavaquinha em cama de Shimeji e Alho Negro Salteados

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 Kg de cavaquinhas (2 unidades)
2 dentes de alho
Ervas verdes frescas (salsinha, manjericão e alecrim)
Noz moscada ralada na hora qb
Pimenta do reino branca ralada na hora qb
1 receita de Shimeji e Alho Negro Salteados - Clique AQUI
50 ml de vinho branco de boa qualidade
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
Eu sempre começo pela limpeza das cavaquinhas. Desloco a cabeça da cauda girando cada um para um lado com todo cuidado e vice versa. Lavo e destino a base e a cabeça para outras finalidades.
Com a cauda livre, pego uma tesoura robusta, corto a casca pela parte de baixo até o final a cauda, entro com uma faca até encontrar a outra extremidade da casca. Com cuidado corto e separo em duas bandas. 
Encontro a tripa que acaba ficando numa das bandas e removo. Lavo as bandas em água corrente e reservo para escorrer.
Tempero as 4 bandas com sal, pimenta do reino branca, noz moscada, alho e azeite de oliva. Massageio bem e deixo descansar.
Levo uma sartén ao fogo baixo com azeite e pedacinhos de alho, aqueço bem e junto as 3 ervas verdes com mais azeite para saborizar.
Deixo que as ervas entreguem os sabores ao azeite e reservo.

Pego outra sartén e preparo a cama de Shimeji e Alho Negro Salteados. A receita está AQUI.
Na mesma sartén, ainda com os resíduos dos cogumelos,  adiciono um pouco de manteiga e azeite saborizado de ervas que estava reservado, volto ao fogo e adiciono os alhos.


Entro com as 4 caudas de cavaquinha, primeiro com as costas pra baixo por uns 3 minutos para ganharem temperatura. Giro e deixo mais uns 3 minutos.
Volto a girar e adiciono o vinho cobrindo rapidamente a sartén para que os vapores permaneçam no sei interior.
Confiro a textura da carne espetando um garfo delicadamente e vou controlando o tempo. Finalmente, junto mais algumas ervas e não deixo faltar azeite saborizado.
Textura pronta, basta empratar.

Adiciono uma cama de cogumelos em cada prato, acomodo as caudas das cavaquinhas sobre ela, subo alguns alhos negros por cima, decoro com um folha de salsinha, rego com um tracinho de azeite saborizado e sirvo imediatamente.
 Serve 2 porções.
Note a cor dessa carne, sua delicadeza e suavidade!

Aqui uma variação dessa receita, com as caudas de Cavaquinhas acomodadas num anteparo de Ervilhas Tortas Salteadas (clique sobre o nome para ver a receita) e Shimeji. A preparação é bastante semelhante.





O pulo do Chef: A primeira coisa a dizer é que se você não tem muita familiaridade com esses animais, deve necessariamente proteger as mãos para mexer com eles. Possuem espinhos de defesa bastante agressivos. Use luvas.
A base e a cabeça das cavaquinhas não são usadas nessa receita. Elas são reservadas para saborizar molhos e caldos para outras preparações.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!