domingo, 19 de julho de 2020

Spaghetti com Lagostins

Alla ricetta...
Ingredientes:
1,5 Kg de lagostins inteiros
350g de spaghetti italiano
3 tomates maduros, firmes, descascados e picados em cubos
Salsinha picada qb
4 dentes de alho
Manteiga qb
Azeite de oliva qb
Sal
3,5 l d´água para o cozimento



À diversão:

Eu faço duas coisas antes de tudo. A primeira é levar ao fogo a água para o cozimento. A segunda é limpar e descascar os lagostins. Separo alguns inteiros para decorar os pratos.
Como os lagostins são super cascudos, depois de descascados restam aproximados 600g de filés.

Com esses dois passos concluídos tudo fica mais fácil e rápido:
Levo uma boa sartén ao fogo com manteiga, azeite e o alho, deixo dourar levemente.
Salgo a água do cozimento e entro com o spaghetti marcando aproximados 8 minutos. Reservo um tempo para que termine de cozinhar quando for misturado com os lagostins na sartén.
Entro com os lagostins na sartén, incluindo os inteiros, mexendo suavemente e com cuidado. Assim que começam a ganhar cor, entro com os cubos de tomates e misturo bem.
Ao lado vou monitorando o cozimento do spaghetti.

Salgo os lagostins, provo, ajusto o sal se necessário e reservo os inteiros para a  decoração. Faltando pouco para o ponto certo do cozimento do spaghetti, escorro reservando um pouco da água do cozimento e coloco na sartén. Misturo bem, adiciono um pouco da água do cozimento para que a massa chegue ao ponto "al dente".

Finalizo com um bom punhado de salsinha picada, misturo e sirvo imediatamente.

Serve 4 boas porções.


O pulo do Chef: É preciso considerar que o lagostim é bem cascudo e depois de limpo resta enorme perda. Essas cabeças, cascas, cauda e pernas são ótimos para saborizar caldos.
Outro ponto importante é não cozinhar a massa por completo e deixar parte do tempo para que termine o processo no momento de misturar com o caldo ou molho com adição da água do cozimento. Como essa água contém amido originário da massa, ela tem o poder de espessar o caldo ou molho.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!