quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Poke Havaiano

 O Poke Havaiano é um prato que vem ganhando adeptos por todo mundo. É leve, saudável, fácil de preparar (mas dá trabalho), saboroso, com um apelo de modernidade gastronômica e muito flexível quanto aos ingredientes. Isso quer dizer que você pode colocar o que gosta e não colocar o que não gosta, mas por favor, evite grandes loucuras pra não descaracterizar a receita e não ofender muito as culturas orientais. Dá um pouco de trabalho devido a grande diversidade de itens, mas vale a pena provar e formar sua própria opinião.

Antes de tudo precisa gostar da gastronomia oriental, onde há sempre algo preparado com o peixe in natura.

Alla ricetta...

Ingredientes:
300g de salmão (ou atum) picado em cubos
2 xícaras (café) de arroz oriental
3 xícaras (café) de água
50g de vagem japonesa fresca (cozida em água e sal "al dente")
1 cenoura pequena picada em rodelas
1 pepino japonês picado em rodela
2 rabanetes pequenos picados em rodelas
1/2 avocado picado em cubos (ou 1/2 manga Palmer)
Gergelim torrado branco qb
Gergelim torrado preto qb
Coentro qb
Furikake qb (veja receita clicando AQUI) qb
1 folha de alga Nori picada em fatias finas

Para o molho:
1/2 envelope de hondashi (3g)
1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim
1 colher (chá) de gengibre ralado
1/2 limão Taiti (suco)
4 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de tarê
1/2 cebola roxa pequena ralada ou fatiada finamente (opcional)

À diversão:
Precisamos do arroz frio, então inicio seu cozimento com antecedência. É muito importante lavar bem o arroz em água corrente até que fique cristalina. Coloco o arroz e a água numa panela pequena e levo ao fogo baixo, com a panela coberta, e monitoro o cozimento até que chegue ao ponto. Acomodo num recipiente para esfriar e reservo.
Enquanto o arroz cozinha, lavo e pico os demais ingredientes, exceto a vagem, que cozinho por alguns minutos em água fervente levemente salgada (branqueamento). Escorro e reservo para esfriar.
Preparo o molho misturando os ingredientes num bowl. Reservo.
Cuido do peixe sempre atento em manter a temperatura baixa, elimino peles, partes escuras, etc. Pico em cubos e reservo sob refrigeração.

Passo a folha de nori sobre uma boca acesa do fogão por várias vezes e rapidamente para não queimar. Apenas para que fique super seca e crocante. Pico em tiras fininhas e disponho para decorar.

Aqui você tem duas opções. Pode servir o peixe sem temperar e deixar que ele seja saborizado com o furikake e com o molho, ou misturar o peixe com o molho com antecedência. Esse preparo segue a segunda alternativa.
Também pode adicionar algum ingrediente junto com o peixe como o abacate por exemplo, mas também pode servir sem nenhum tempero de deixar que seja saborizado junto com os demais ingredientes. Nesse preparo optamos por adicionar o abacate junto com o peixe.
Vale o mesmo com o coentro. Também pode adicionar parte do coentro aqui nesse passo e ainda deixar parte para adicionar na decoração.
Agora tudo está pronto pra ser disposto à mesa para cada um se servir a vontade ou preparar pratos iguais para todos.
Monto os pratos, rego com o molho, salpico com gergelim branco, preto e furikake. Decoro com as tirinhas de nori e folhas de coentro. Pronto pra comer e repetir!
Essas quantidades servem 2 pessoas. Bom apetite!

O pulo do Chef: Nem se preocupe se você não tiver todos os ingredientes para fazer um Poke. Claro que estou falando da vagem, rabanete, cenoura, pepino, manga, abacate... Outros ingredientes são fundamentais, como o peixe (que pode ser salmão, atum e outros da mesma categoria), o arroz e o furikake.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!