quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Polvo, Alho, Cebola, Batata e Arroz

 Tem coisas que combinam super bem e se complementam com muita harmonia. Entre elas estão o polvo, batata, alho e cebola, sem contar a versatilidade incrível do arroz! Aqui apresento apenas mais uma alternativa de combinação entre os protagonistas. 

Alla ricetta...

Ingredientes:
1 polvo tratado com 700 a 800g
2 xícaras (café) de arroz
8 a 10 mini cebolas inteiras, descascadas
8 a 10 dentes de alho inteiros com casca
2 batatas médias descascadas
Cheiro verde qb
1 cebola pequena picada para o arroz
Azeite de oliva qb
Sal qb

Para o cozimento do polvo:
1/2 cebola
1 talo de salsão
3 cravos
3 zimbros
Talos do cheiro verde qb
3 pimentas rosa
1 colher (café) de páprica doce
Sal qb

À diversão:
A primeira coisa que faço é cozinhar o polvo e as batatas. Levo uma caçarola ao fogo com água, junto os ingredientes do cozimento e as batatas. Espero levantar fervura. Coloco o polvo mergulhando pouco a pouco e acomodo no meio dos ingredientes. Confiro a quantidade de água que seja suficiente para cobrir o polvo. Cubro de deixo cozinhar por aproximados 40 minutos. Vou monitorando o cozimento das batatas que ficam prontas antes do polvo. Retiro e reservo e mantenho o polvo em cozimento.

Enquanto isso, levo para confitar numa panela pequena, as cebolas e os dentes de alho em azeite e um pouquinho de sal. Fogo baixíssimo até o empratamento. 
Monitoro a textura do polvo e ajusto o tempo se necessário.
Separo o polvo, corto em duas partes com 4 tentáculos cada e volto a água do cozimento ao fogo alto para reduzir um pouco.
Levo uma panela ao fogo para cozinhar o arroz. Primeiro entro com azeite e a cebola picada com sal. Deixo em fogo baixo para que as cebolas ganhem cor, um dourado forte. Entro com o arroz, frito um pouco e adiciono o caldo do cozimento na proporção 2 vezes o volume do arroz, no caso, 4 xícaras (café). Deixo cozinhar parcialmente coberto até secar.

Com o arroz quase pronto, as cebolas e o alho já bem macios e as batatas cozidas, levo uma boa sartén ao fogo com azeite, deixo aquecer bem e entro com o polvo.
Uma boa passada de cada lado, está pronto para empratar.
Acomodo cada uma das partes (com 4 tentáculos) em cada prato, junto uma porção de arroz ao lado, uma batata inteira e distribuo os dentes de alho e as cebolas. Decoro com uma polvilhada de cheiro verde e um traço de azeite de oliva. 
Sirvo imediatamente.
Serve 2 pessoas. Bom apetite!

O pulo do Chef: o desafio desse preparo está em ajustar a textura dos ingredientes para que cheguem bem equilibrados no prato final.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Gostei muito mesmo do seu polvo a maneira como o cozinhou...um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Natércia. Volte sempre e veja essas outras receitas com polvo: http://www.cozinhaousada.com/search/label/Polvo
      Volte sempre!

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!