quinta-feira, 25 de março de 2021

Penne com Frutos do Mar

Ela me pediu... e só isso já é mais que suficiente! Nada mais precisa ser explicado!

Alla ricetta...

Ingredientes:
160g de penne rigate
Tentáculos de um polvo de 500g
12 camarões grandes, limpos, com cauda
12 mexilhões descascados, limpos e sem os cabelinhos internos
1/2 cebola
5 pimentas rosa
4 zimbros
4 dentes de alho
1 talo de salsão
Manteiga qb
Parmesão ralado na hora
Azeite de oliva qb
sal qb

À diversão:
Cozinho o polvo na pressão com a cebola, zimbro, pimenta rosa, salsão, 2 dentes de alho, sal e água por aproximados 8 minutos contados a partir da panela pegar pressão. Confiro a textura, retiro o polvo, pico os tentáculos e reservo. Passo o caldo pela peneira, descarto os sólidos e reservo o caldo.

Coloco 2 litros d´água para ferver e cozinhar a massa.

Numa sartén salteio em azeite, manteiga, sal e os outros 2 dentes de alho todos os mexilhões e os camarões. Reservo.
Entro na mesma sartén com os tentáculos.
Rapidamente junto aos outros frutos do mar reservados. Antes porém, separo 3 pares dos camarões, polvo e mexilhões para destacar no empratamento.
Salgo a água do cozimento e coloco a massa para cozinhar. Mexo de quando em quando para não grudar. Também coloco dois pratos para aquecer.
Assim que a massa chegue a um ponto faltando 1 minuto para atingir a textura  "al dente", transfiro para uma sartén com os frutos do mar e uma porção do caldo do cozimento do polvo e da água do cozimento da massa. Deixo que a massa termine seu cozimento junto com os ingredientes para que ganhe sabor.
Deixo amalgamar bem e faço o empratamento simples, adicionando em destaque um trio de frutos do mar por cima de tudo. Uma ralada suave de parmesão e uma folhinha de salsa dá o contraste final. Sirvo imediatamente.
Bom apetite. 
Serve 2 pessoas.

O pulo do Chef: Ralar um parmesão sobre frutos do mar ainda causa fúria em muitos italianos-raiz! Porém, a arte de cozinhar precisa compreender que é um ato de amor e sempre para o outro. Sendo assim, se o outro gosta de cometer essa "heresia", precisamos respeitar. Entretanto, podemos recomendar parcimônia.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!