terça-feira, 9 de março de 2021

Polvo com Cogumelos Salteados e Vinagrete de Rabanete

 Alla ricetta....

Ingredientes:
1 polvo tratado com 800g
200g de cogumelos Paris, limpos e picados em pedaços grandes
2 xícaras (café) de arroz
1/2 cenoura ralada
2 dentes de alho inteiros com casca
1 rabanete pequeno
1 colher (café) de mel
1/2 limão Taiti (suco e raspas)
3 folhas de cebolona verde picada em anéis e alguns filetinhos compridos
3 grãos de zimbro
1/2 cebola
6 grãos de pimenta rosa
* 1 colher (café) de Old Bay (opcional)
Manteiga qb
100 ml de água
Caldo do cozimento do polvo
Azeite de Oliva qb
Sal qb
(*) Ver Glossário

À diversão:
Eu cozinho o polvo na pressão por 8 minutos contados após o chiar da panela num caldo com água, Old Bay, pimenta rosa, cebola, cebolona verde, zimbro e sal. Terminado o cozimento, provo a textura espetando um garfo (se faltar cozimento, volto à pressão por mais 5 minutos). Separo o polvo e passo o caldo por uma peneira. Descarto os sólidos e reservo o restante.

Coloco um traço de azeite numa panela pequena, levo ao fogo e adiciono a cenoura ralada e o arroz. Frito um pouco e entro com o caldo do cozimento do polvo até cobrir o arroz. Os temperos do arroz já fazem parte do caldo.
Coloco os dois dentes de alho sobre o arroz e aproveito para cozinhar até que amoleçam ligeiramente. Deixo cozinhar até secar a água em fogo doce e a panela coberta. Reservo os dentes e alho e o arroz.
Salteio os cogumelos na manteiga e no final adiciono um tanto de anéis de cebolona verde. Salgo depois que retiro do fogo e reservo.
Preparo o vinagrete de rabanete cortando tiras bem fininhas e ralando o restante. Tempero com o suco de limão, raspas da casca do limão, sal, mel e deixo marinar reservado.

Coloco os filetinhos de cebolona verde em água com gelo para que se enrolem e reservo.

Com todos esses passos prontos, parto para a finalização. Aqueço dois pratos quadrados.
Levo ao fogo uma sartén antiaderente grande com manteiga e azeite. Entro com os tentáculos e os dentes de alho cozidos sobre o arroz.
Salteio bem e junto os 
cogumelos reservados apenas para que ganhem a mesma temperatura do polvo.

Emprato acomodando uma porção de arroz num canto, cogumelos no outro, polvo no outro e no último, acomodo os anéis formados pelos filetinhos de cebolona.
Dentro de um deles um dente de alho e do outros o vinagrete de rabanete. Decoro o arroz com pedaços cortados da cabeça do polvo e rego com um pouco do caldo do vinagrete. Um tracinho mínimo de azeite para dar brilho e sirvo imediatamente.
Serve 2 porções. Bom apetite!

O pulo do Chef: O polvo poderia até ser cozido sem adicionar água, mas temos o arroz para cozinhar. Então, recomendo que ao adicionar água seja levado em conta a quantidade que vamos precisar para cozinhar o arroz, preferencialmente, sem descartar água, pois estaríamos descartando sabores preciosos. Importante lembrar também que a cebola e o polvo liberam água durante o cozimento.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!