domingo, 2 de maio de 2021

Koulibiac

 O Koulibiac ou Coulibiac é um prato único de origem russa que ganhou fama e sofisticação quando foi levado para a França... e não faz muito tempo. É uma alternativa super versátil porque pode ser recheado com muitos e diferentes ingredientes, até mesmo se tornar um prato vegetariano. Alguns o chamam de "Wellington de Peixe". Também não requer grandes habilidades no seu preparo, além de haver excelentes massas folhadas prontas no mercado, como a que usamos nessa receita.

Vale a pena provar e recomendamos muito.

Alla ricetta...

Ingredientes:
250g de salmão fresco (1 filé) (*)
1 pacote de massa folhada Arosa
1,5 xícara de arroz cozido (**)
1,5 xícara de espinafre refogado (equivalente a 1 maço)
200g de cogumelos (***) 
2 ovos cozidos picados
1 gema de ovo crua para pincelar a massa por fora
1 clara de ovo crua para pincelar a massa por dentro
Parmesão ralado qb
1 dente de alho esmagado
Azeite de oliva qb
Sal qb

* o filé de peixe pode ser pescada, abadejo, cioba, namorado, robalo, etc.
** o arroz pode ser branco ou primavera, com amêndoas, com ervilhas, milho verde, cenoura, ou seja, da maneira que vc mais gostar.
*** os cogumelos podem ser Portobello, Paris, Shiitake, Shimeji, etc.

À diversão:
Espinafre: Eu começo pelo espinafre separando as folhas e ponteiros, lavo bem em água corrente e deixo escorrer. Levo uma boa sartén ao fogo alto, entro com um traço de azeite e o dente de alho esmagado. Quanto o alho ganha um douradinho, entro com o espinafre. Tampo a sartén e deixo murchar por alguns minutinhos. Destampo e giro as folhas, salgo e mexo bem. Mais alguns minutos até secar bem a água e está pronto para ser reservado.

Cogumelos: Pego os cogumelos, limpo bem eventuais tracinhos de terra, pico em fatias e levo para saltear numa sartén em fogo alto com azeite por uns 3 a 5 minutos. Retiro do fogo, salgo, misturo e reservo.

Ovos: Cozinho os ovos, descasco e reservo.

Arroz: Procuro sempre por sobras de arroz já cozido, como nesse preparo. Aqui, passei o arroz numa sartén com um pouquinho de azeite e juntei as ervilhas. Provei e corrigi o sal. Reservei.

Massa: Retiro a massa do freezer uns 30 ou 40 minutos antes do preparo. Isso é importante para que a massa seja facilmente trabalhável.

Peixe: Eu faço acertos no filé de peixe, aqui nesse caso o salmão. Note que não há nenhum problema em ser um único pedaço ou vários. Dessa forma, deixo a quantidade de peixe igualada por todo o koulibiac fazendo alguns cortes e recortes. Em nada vai prejudicar o resultado do fatiamento final.
 
Eu estendo a massa folhada sobre a bancada deixando o filme plástico do lado de baixo. Sobre a massa, pincelo com a clara de ovo ligeiramente batida prioritariamente onde os recheios serão acomodados e salpico com parmesão ralado.
Faço as 5 camadas começando pelo arroz com ervilhas, depois o peixe, depois os cogumelos, sobre eles o espinafre e finalmente os ovos fatiados.
Dobro um lado da massa cobrindo parcialmente os ingredientes e termino com o outro lado, sobrepondo a massa anterior. Dou o acabamento nas suas pontas fechando bem e descartando massas em excesso.
Transfiro a peça para uma forma descartando a folha de filme plástico.
Com as sobras de massa faço alguns enfeites, nesse caso algumas estrelinhas apenas para tornar a apresentação mais bonita.
Pincelo com a gema de ovo ligeiramente batida e levo ao forno pré aquecido a 180/190 graus por aproximados 35 minutos, até que a massa ganhe um maravilhoso dourado.
Com a ajuda de um guia de cortar Wellington, se tiver disponível, corto as fatias...
... resultando 4 pedaços.
Obviamente as duas pontas também podem ser servidas, mas gosto de recortar os excessos de massa.
Bom apetite!
Como é um prato único o cálculo do porcionamento considerou 2 fatias por pessoa. 
Serve bem 2 pessoas.

O pulo do Chef: O refogado de espinafre precisa estar bem seco para que sua humidade não chegue até a massa de base e amolecer. Outra coisa importante é o isolamento da base da massa com a clara de ovo e o  parmesão o que ajuda muito a isolar a massa da humidade. Garante a crocância.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!