sábado, 22 de maio de 2021

Língua Bovina com Puré de Batatas

A língua bovina é um músculo igual a todos os demais. Entretanto, causa asco em algumas pessoas por pensar sobre todas as coisas que tocaram e passaram pela boca do animal. Na verdade, isso não passa de desinformação, pois a língua é revestida de uma pele bastante grossa, completamente removida no tratamento que recebe de um açougueiro bastante competente e profissional. Esse precioso ingrediente pertence à enorme lista "É PRECISO SABER FAZER". Fica o convite a aventurar-se com essa preciosidade de preço razoável, muito saboroso e nutritivo.

Alla ricetta....
Ingredientes:
750g de língua bovina (limpa)
200g de cogumelos limpos e fatiados
3 batatas médias
1 colher (sopa) de manteiga
Leite integral qb
1 colher (café) de cúrcuma moída
2 talos de salsão
1 cebola
3 cravos da índia
3 grãos de zímbro
Nós Moscada qb
Orégano seco qb
Salsinha fresca picada qb
200ml de vinho branco
1 colher (sobremesa rasa) de trigo
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Eu tempero a língua com sal e noz moscada, adiciono um pouco de azeite numa panela de pressão, aqueço bem e selo a lingua por alguns minutos. Adiciono o vinho branco, cebola, salsão, cenoura, zimbro e cravos da índia. Completo com água até cobrir a língua, fecho e cozinho por 40 a 45 minutos marcados após pegar pressão.
Enquanto isso descasco as batatas, corto em fatias largas e levo para cozinhar com água, sal, cúrcuma e um pouquinho de orégano. Após 20 a 25 minutos está bem macia.
Passo as batatas ainda quentes pelo espremedor, volto ao fogo numa panela com manteiga e quanto baste de leite, mexendo vigorosamente, até atingir a cremosidade desejada. Salgo e reservo aquecido.

Retiro a lingua, confiro a textura (volto ao cozimento se ainda não chegou na  textura desejada), coo o caldo (descarto os sólidos), dissolvo o trigo num pouco do caldo, misturo bem ao restante e volto ao fogo para reduzir.

Noutra sartén, adiciono um pouco de azeite, aqueço bem, junto os cogumelos, salteio bem e junto o caldo reduzido. Confiro e ajusto o sal.

Acomodo uma porção de puré num prato, fatio a língua e acomodo uma porção ao lado do puré.
Cubro com  molho de cogumelos, deixando cair ao centro do prato.
Polvilho salsinha fresca bem picada para decorar.
Sirvo imadiatamente.
Serve 3 a 4 porções.

O pulo do Chef: a língua é um músculo bovino muito demandado durante a alimentação dos ruminantes. Por essa razão esse músculo ganha consistência bastante resistente e fibroso demandando bastante tempo de cozimento para ficar macio. Recomendo não economizar tempo de cozimento e deixe a língua verdadeiramente macia antes de finalizar e servir o prato. Garanto que se não fizer isso vai se arrepender. Bom apetite!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!