sábado, 3 de julho de 2021

Pargo e seus Comparsas

Um pargo cozido no vapor de vinho branco, azeite e manteiga! Você vai notar que não há um acompanhamento com o arroz branco, por exemplo. Aqui esse papel está a cargo da batata e também gosto de fazer 2 filés extras para abusar um pouquinho porque fica muito gostoso e dá vontade de repetir.

Alla ricetta...Ingredientes:

2 filés de Pargos com 180g cada
200g de Shimeji branco
10 tomatinhos-cereja
1 batata grande
Limão Taiti qb
2 dentes de alho inteiros
2 mini cebolas
Salsinha bem picada qb
Noz moscada qb
Vinho branco qb
Azeite de oliva qb
Manteiga qb
Sal qb

À diversão:
Eu descasco a batata, corto em 4 fatias e coloco pra cozinhar em água salgada.
Enquanto isso reviso os filés e retiro eventuais restos de espinha. Tempero com  sal, noz moscada ralada na hora, azeite e umas gotinhas de limão. Massageio os filés e deixo descansar por uns 30 ou 40 minutos.
Levo uma sartén ao fogo - que vai me servir até o final do processo - aqueço com azeite e manteiga e coloco as cebolas e os alhos em fogo baixo cobertos. Deixo confitando. Quando alho e cebola ficarem tenros, levanto o fogo e entro com os tomatinhos e as fatias de batata cozidas. Deixo apenas o tempo suficiente para que os tomatinhos fiquem macios e as fatias de batata dourem suavemente. Ajusto sal e reservo tudo.
Na mesma sartén, reviso a quantidade de azeite e manteiga e entro com os cogumelos em fogo alto. Adiciono um traço de salsinha e um pouco de vinho branco apenas para criar um ambiente vaporizado. Deixo cozinhar coberto por alguns minutos. Reservo.
Novamente, na mesma sartén, ajusto azeite e manteiga e aqueço bem. Entro com os filés com a pele voltada para baixo, rapidamente entro com vinho branco suficiente para formar um ambiente vaporizado. Cubro e deixo o cozimento subir até atingir a parte superior dos filés. Não viro os filés!
Emprato acomodando um filé em cada prato, metade dos cogumelos, duas fatias de batata, 5 tomatinhos, uma mini cebola e um dente de alho. Coloco uma fatia de limão sobre o filé e rego com o pouquinho de caldo que resta na sartén. Sirvo imediatamente.
Serve 2 pessoas. Bom apetite.

O pulo do Chef: Essa técnica de cozimento de peixes é bastante interessante porque, invariavelmente, resta na sartén um pouco de caldo para regar no empratamento, bem como evita que os filés sejam virados. O pargo é um peixe que a pele pode ser comida por ter sabor suave. Eu sempre mantenho a pele do pargo e ajuda no manuseio.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!