terça-feira, 29 de junho de 2021

Frango com Polenta e Ora Pro Nobis

Uma receita que remete aos costumes lá das Gerais...

Alla ricetta...

Ingredientes:
1 peito de frango de aprox. 600g picado em cubos
2 cebolas grandes (aprox. 400g)
1 talinho de salsão
1/2 cenoura pequena
1 dente de alho
3/4 de xícara de polenta pré cozida (usei a Polentina da Quacker)
3 xícaras de água
1 lacinho de folhas frescas de Ora Pro Nobis
1 colher (sopa rasa) de pasta concentrada de tomate
Salsinha fresca picada qb
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Tempero os cubos de frango com sal e azeite uns 30 minutos antes de usar. Reservo. Passo pelo processador as cebolas, cenoura, salsão e o alho.
Levo uma caçarola ao fogo com um traço de azeite, aqueço bem e entro com os pedaços de frango e deixo corar suavemente.
Entro com o processado de vegetais e a pasta de tomate, misturo bem e deixo cozinhar em fogo baixo coberto. Se necessário adiciono um pouquinho d´água.
Enquanto o frango cozinha, levo outra caçarola ao fogo com água, polenta e um traço de sal e azeite. Deixo cozinhar mexendo sempre por 8 minutos conforme manda o fabricante. Provo, ajusto o sal se necessário e reservo.
Por último, provo o sal e ajusto se necessário. Entro com as folhas de Ora Pro Nobis, misturo bem apenas para integrar e aquecer. Elas não precisam de cozimento mais que isso.
Acomodo uma porção de polenta cremosa num prato, faço um espaço com bordas no centro e coloco uma porção do frango no centro. Decoro com umas folhas mais novas de Ora Pro Nobis e sirvo. 
Bom apetite. Ser de 2 a 3 porções.

O pulo do Chef: A polenta é cozida de modo a resultar bastante cremosa. Caso prefira mais consistente é necessário reduzir a quantidade de água. Se demorar para servir, a polenta tende a ganhar consistência. Nesse caso será necessário amolecar um pouco adicionando água bem quente e mexer vigorosamente. Também é possível adicionar um tanto de manteiga ou queijo à polenta na hora de servir. Mexer vigorosamente para integrar e ficar ainda mais cremosa e saborosa.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!