quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fideuá alla Baiana

Essa receita é o Fideuá de Frutos do Mar do Resort Ibero Star-Praia do Forte que fica no município de Mata de São João-BA, distante aproximados 3 Km do Projeto TAMAR e uns 50 minutos ao norte de Salvador!

Já que viajamos em férias para lá, porque não aproveitar para aprender como eles preparam o fideuá, que resolvi chamar de Fideuá alla Baiana?!!! Os chefs Ademir e Edson, baianos "da gema", super atenciosos, respondem com paciência e prazer todas as perguntas, simples ou complicadas, dos "vagais" como eu.

Os super amistosos Chefs Ademir e Edson
Até os chefs espanhois, que aparecem por alí de quando em vez, demonstram bom humor e quando você fala com eles, respondem com atenção! Eu até cheguei a ver um deles sorrir... garanto que tinha os dentes brancos como os nossos. Que maldade!!!

Alla ricetta...

Ingredientes 
Caldo de Peixe:
Carcaça de peixe
Cebola
Salsão
Cenoura
Água
Preparo: Ferver todos os ingredientes por uns 30 minutos. Antes de usar, passar por um coador e descartar os sólidos. O caldo não leva sal.

Sangue de Negro:
Cebola
Leite de Côco
Camarões secos
Amendoim
Castanhas de Cajú
Gengibre
Sal (sem exagerar... os camarões secos já têm)
Preparo: Bater tudo no liquidificador em quantidades suficientes e adequadas para se obter um composto de consistência pastosa.

Pasta de alho:
Alho
Azeite de oliva
Preparo: Bater alho com azeite no liquidificador.


Fideuá:
Capellini italiano de grano duro
Pasta de alho
Passata de tomates
Sangue de Negro
Postas de Cação
Camarões limpos e descascados
Pimentões verdes e vermelhos em rodelas
Anéis de calamares
Mexilhões pré-cozidos com cascas
Páprica doce
Pó preparado para Paella (açafrão e outros componentes...)
Azeite de oliva extra virgem
Sal

Mão na Massa:
Eles colocam uma paelleira das imensas num fogo de lenha bem distribuído. Em seguida colocam o azeite de oliva, deixam aquecer bem e colocam os anéis de calamares... Uma fritada rápida e já é hora de entrar o peixe branco.
Logo após umas mexidas é a vez de umas 3 ou 4 conchas do Sangue de Negro, outras 2 de pasta de alho e a passata de tomates. Nova mexida, entram os camarões e em seguida o caldo de peixe para amalgamar tudo. Levantando fervura é a vez do Capellini quebradinho em 4 ou 5 partes e que depois de colocado são bem misturados a todos os ingredientes.
Por último os pimentões verdes e vermelhos e os mexilhões. Agora é não mexer mais e controlar o fogo para apurar o caldo e servir.
O Fideuá pronto para servir
Cada paelleira dessas estava servindo generosamente de 20 a 25 pessoas.

O Pulo do Chef: Obviamente o modo de fazer dessa receita é para grandes quantidades ou para quando as pessoas vão comer em horários bastante flexíveis, como num hotel que o serviço inicia por volta das 12h30 e termina pelas 15h30.
Nesses casos, o preparo antecipado dos ingredientes é fundamental para que se consiga um serviço ininterrupto não tendo a necessidade de gastar tempo durante a preparação.
Esse processo é chamado simplesmente de pré-preparo, mas é comum se ouvir expressões como “preparo da prancha” e outros ainda mais chics como minha amiga Ana Maria Fantini, que prefere o “mise en place”.

Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples clique...
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!