sábado, 2 de outubro de 2010

Agradinho de Mini Alcachofra (amuse bouche)

Essas mini alcachofras são muito tenras e cozinham por inteiro, muito diferentes das normais, grandes, que requerem um processo de limpeza muito mais complicado. Delas é necessário retirar o miolo muito fibroso. Esses miolos das mini podem ficar nos interiores sem nenhum prejuizo da qualidade.

Alla ricetta...

Ingredientes:
200g de mini alcachofras
1 cebola pequena em fatias
Folhas de salsinha qb
Fatias finas de tomate qb
1/2 limão
Ervas de Provence qb
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb

Mão na Massa:
Eu limpo as mini alcachofras começando a retirada das pétalas puxando para baixo até encontrar as mais claras. Com uma faca pequena e bem afiada, aparo a base das pétalas, corto um pedaço do caule e as pontas duras das pétalas que sobraram. Vou esfregando limão em cada uma delas a medida que ficam prontas e reservando.

Tempero com sal, ervas de provence, azeite e levo ao forno pré aquecido a 200 graus, protegidas por alumínio, por 30 minutos.

Retirando do forno, levo para uma sarten para finalizar juntando fatias de cebola e ajustando o sal.
Monto em pequenos recipientes, 3 mini alcachofras, uma rodelinha de cebola e decoro com uma fitinha de tomate com folhinhas de salsa.

O pulo do Chef
Passando o limão nas mini alcachofras a medida que vão sendo limpas evita que elas escureçam.

Para 3 porções.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click... Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!