sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sopa de Cebolas

A sopa de cebolas é um clássico da culinária francesa e disso ninguém duvida.
Mas como a França fica um pouco longe, a gente se contentava com aquela que era servida num restaurante do Ceasa, durante as frias madrugadas de São Paulo. Quem provou também não duvida que era uma das melhores!


Já estamos em Junho... as noites frias ficam mais frequentes! Nada como uma refeição aconchegante aberta por uma sopa de cebolas como esta!


Alla ricetta...
Ingredientes:
500g de cebolas picadas em rodelas finas
50g de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 litro de caldo de carne
Noz moscada ralada na hora qb
Pimenta vermelha desidratada e moída qb
Sal qb
4 Fatias de pão italiano
Manteiga para passar nas fatias de pão qb
Queijo Gruyère ralado qb


Mão na Sopa:
Faço cortes transversais nas fatias de pão italiano formando losangos e tomando cuidado para não cortar até o final. Passo manteiga nelas, de ambos os lados e levo a tostar em forno a 180 graus. Reservo. Faço sempre algumas fatias extras... elas ficam irresistíveis!

Eu coloco a manteiga para derreter numa caçarola média, em fogo alto, e acrescento a cebola.
Deixo dourar até chegar a um castanho claro. Junto a farinha de trigo "em chuva" e deixo amalgamar bem com as cebolas.
O fundo da caçarola começa a pegar cor
Acrescento o caldo de carne previamente aquecido, mexo bem até dissolver bem o trigo. Diminuo o fogo e deixo cozinhar coberto por 30 minutos. Ajusto o sal, acrescento a pimenta e noz moscada.

Distribuo a sopa em 4 cumbucas de argila vitrificada, cubro cada uma delas com uma fatia de pão, polvilho com queijo Gruyère e levo ao forno para gratinar a 240 graus.
Sirvo imediatamente.


Serve 4 porções.


O pulo do Chef: As fatias de pão tostadas com manteiga confere relativa impermeabilidade e mantém a crocância por mais tempo.
O dourar da cebola é muito importante, uma vez que é nesse momento que se define a coloração que a sopa terá depois de pronta.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!