terça-feira, 21 de junho de 2011

Consumè Afrodisíaco de Piranhas

O inverno acaba de chegar e com ele a promessa das noites mais frias. Todos sabemos que elas são poucas e nem são tão frias assim, mas é o que temos e precisamos aproveitar!
Especialmente para essas raras ocasiões, aqui está um Consumè de Piranhas...  no bom sentido, é claro!


De quebra, vai o poder afrodisíaco que ela tem!


Alla ricetta...
Ingredientes:
1 litro de água
4 piranhas pequenas limpas e inteiras
1 tomate cortado em 4 partes
1 cebola média cortada em 4 partes
1 raminho de orégado fresco
100ml de caldo de peixe
Noz moscada ralada na hora qb
Ceboulette picada bem fininha qb
Sal qb
Mão nas piranhas:
Eu coloco a água para ferver numa panela média. Enquanto isso, limpo as piranhas, lavo e pico o tomate e a cebola, lavo o raminho de orégano e dissolvo o caldo de peixe na água.
Assim que a água abre a fervura, junto todos esses ingredientes na panela e deixo cozinhar por 15 minutos.
Retiro do fogo e coloco todos os ingredientes dentro do coador interno do liquidificador.
Bato por uns 30 segundos e volto o caldo já coado para a mesma panela. Volto ao fogo, junto o caldo de peixe, a noz moscada e ajusto o sal.
Deixo apurar por outros 15 minutos, junto a ceboulette e sirvo imediatamente.


Alguns pedaços de cebola e tomates podem ser reservados antes de liquefazer. Depois eles voltam a juntar-se ao caldo, como aparece na foto principal ou liquefazer tudo como este que está na foto abaixo.


O pulo do Chef:
Esse liquidificador com o coador interno é um equipamento bastante comum e que facilita bastante o trabalho. Sua malha é super fina e não deixa passar nenhuma espinha das piranhas. O que uso para essa finalidade é um Philips/Walita, mas se o seu não tiver esse acessório, o caldo pode ser passado numa peneira fina comum.
No momento de bater os ingredientes, parte deles podem ser separados e deixados inteiros, dando um toque diferente ao consumé, mesmo que alguém possa dizer que já não pode ser chamado de consumé e sim de caldo, brodo ou sopa.
Eu gosto desse consumé como abertura de uma refeição que terá os pratos principais na linha dos pescados e/ou frutos do mar. Em dias frios ficam ainda mais especiais.

Serve 4 pessoas.

Deixe aí abaixo sua avaliação num simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Gostei da receita e gostava de entrar em contacto, seria possivel enviar o vosso endereço email para carlossilva@esfera.com.pt. Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim. Vou enviar email address separadamente. Erney Feltrin

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!