sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Torta di Mele (Torta de Maçã)

Para abrir a série de receitas do mês de Dezembro escolhi uma super especial. Atenção, muita atenção que vale a pena!!!
Alla Vecchia Bettola... esse é o nome do restaurante fiorentino onde essa torta é feita e servida! Ela é uma das sobremesas campeãs desse belo restaurante, como eles dizem, "asso nella manica"!


Alla ricetta...
Ingredientes:
6 maçãs grandes, maduras, firmes, descascadas, sem miolo, picadas em cubinhos
2 ovos inteiros
150g de açúcar
80g de farinha de trigo
80g de manteiga ligeiramente derretida
1 copo de leite integral
1 pitada de sal
5 gotas de extrato de baunilha
2 colheres (de chá) de fermento químico
Açúcar de confeiteiro qb (para polvilhar a torta)
Manteiga e farinha de trigo qb (para preparar a forma)
Assadeira de alumínio 24x32cm


Mão na Massa:
Eu coloco o forno para pré aquecer a 160/180 graus e inicio a preparação das maçãs, pois essa é a parte mais trabalhosa.
Lavo, descasco, retiro o miolo e pico em cubinhos. Vou reservando diretamente na cuba da planetária.
Unto uma assadeira retangular de alumínio com manteiga, enfarinho com farinha de trigo, descarto o excesso e reservo. Misturo o fermento na farinha de trigo e reservo.
Bato todos os demais ingredientes na planetária, onde já estão os cubinhos de maçã e, tão logo estejam bem misturados, adiciono a farinha de trigo com o fermento misturado.
Coloco na assadeira e levo imediatamente ao forno por aproximadamente 1 hora.
Entretanto, monitoro frequentemente a coloração da superfície, que deverá levemente dourada.
Corto retângulos, coloco em pratinhos de sobremesa, polvilho açúcar de confeiteiro e sirvo ainda quente.


O pulo do Chef: Muitos outros ingredientes podem ser adicionados a essa receita, como por exemplo, uvas passas sem semente, amêndoas fatiadas ou raladas... embora o que me encanta nela é mesmo sua simplicidade. Pode ser servida acompanhada de sorvete de baunilha, chocolate...


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Amigo Ousado,
    Adoro suas receitas! Além de lindas, são muito bem explicadinhas! Já fiz o bacalhau com molho branco e foi sucesso absoluto.
    Estou querendo fazer esta torta de sobremesa em um churrasco. Você acha que ficaria bom se eu deixasse ela pronta e levar ao forno mais tarde, perto da hora de servir para ir quente com sorvete. Ou seria melhor assar e aquecer na hora de servir?
    Aguardo sua opinião.
    Abraço.
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone! Como essa Torta di Mele leva fermento químico recomendo que vc prepare antes e aqueça na hora de servir. O fermento pode perder potência se vc deixar repousar. Obrigado pela visita e volte sempre.

      Excluir
  2. Olá amigo ousado, por favor tire-me uma dúvida. Essa sobremesa não pode ser guardada na geladeira? Pois eu gostaria de faze-la, mas em minha casa só somos dois eu e meu marido. Por isso não iriamos conseguir comermos tudo de uma só vez... Agradecia se me respondesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe não poder chamá-la pelo nome (eu não sei). Mas, cara visitante ousada, respondo com muito prazer e desde já agradeço pelo prestígio de sua gentil visita.
      Veja que os ingredientes são todos muito fáceis de serem divididos ao meio. A forma usada, foi a 24x32cm e vc pode encontrar uma com medidas equivalentes à metade da capacidade. Então, tanto vc pode fazer meia receita quanto guardar sob refrigeração por até alguns dias. A escolha é sua!
      Tomo a liberdade de dizer que o Alla Vecchia Bettola é um restaurante simples, tal como suas receitas. Essa é um clássico deles e está num livro que ganhei deles quando visitei Firenze. Garanto que vale a pena, tanto a receita como a visita ao Alla Vecchia Bettola qdo vc tiver a oportunidade de estar por lá! Divirta-se. Erney Feltrin

      Excluir
  3. Fiz essa torta, e ficou maravilhosa!
    Só elogios!!!!! Valeu muito. Obrigada

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!