segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pão de Linguiça Calabresa - Reedição


Essa é a receita mais visitada do Cozinha Ousada e uma excelente opção para enfeitar as ceias de Natal e alegrar os convidados!!! Feliz Natal a todos.


Alla ricetta...


Ingredientes:
1 partida de massa-base de pão (clique aqui)
1,2 kg de linguiça calabresa sem pele em fatias finas
1 maço de cheiro verde picado
1 macinho de manjericão desfolhado
1 macinho de orégano fresco desfolhado
Sal grosso qb


Como essas duas últimas ervas não são tão comuns, aqui estão os exemplares:
Raminhos de Orégano fresco
Folhas frescas de Manjericão
As fatias de linguiça calabresa podem ser colocadas cruas ou passadas por uma sarten. Quando salteadas ganham intensidade na coloração e um pouco mais de crocância.
Fatias de calabresa prontas para entrar no recheio do pão
Calabresa sendo incorporada na massa 
Mão na Massa:
A primeira coisa que preparo é a massa-base para o pão, a qual, num determinado ponto do processo vai receber os recheios. Esse ponto está indicado na receita do pão comum postada aqui (clique aqui para ver).
No ponto indicado, espalho as fatias de linguiça sobre a massa, sobre elas as ervas e enrolo segundo o formato que pretendo dar aos pães.
Recheio sendo incorporado
... enrolando a massa

Dependendo do formato que se quer fazer, o processo de enrolar o pão será de uma maneira. A seguir estão alguns dos diferentes formatos que uso...


Pão em formato normal (livre)

Fatiados ficam assim
Pão em formato normal GIGANTE
Visão do interior do forno

Cortado com as mãos fica ainda melhor!
Pão trançado em formado normal (livre)


Pão assado em forma comprida



Pão assado em forma redonda com buraco no meio.
Essa versão tem sido oferecida em fatias em algumas chopperias e pizzerias, como o Bras, por exemplo.

 


Depois de escolhido e formado o pão (ou os pães), seguir com o mesmo procedimento da receita básica do pão postada aqui no Cozinha Ousada (clique aqui).
Antes de levar ao forno, eu pulverizo com água, faço cortes (se for o caso, dependendo do formato), polvilho com sal grosso somente na superfície e levo ao forno.

O pulo do Chef:
Observar as mesmas dicas da receita básica... além delas, mais essas abaixo:
Se a quantidade de massa-base preparada com 1 kg de trigo for usada para um só pão, como eu tenho feito para presentear alguns amigos, resultará num pão com peso muito próximo a 3 kg (1 kg de trigo, 1,2 kg de linguiça, 650ml de água, mais o fermento, as ervas, sal grosso...). Cuidado, portanto, para não estragar a festa. O mais recomendado é avisar seu amigo desse intenção e combinar com ele que o "tira-gosto" estará a seu cargo. Entretanto, se for presentear, recomendo preparar pães menores, pois com a massa-base preparada com 1 kg de trigo será suficiente para preparar 4 ou 6 belos exemplares.
Quando preparar pães com formas, vale lembrar que ao serem retirados do forno, é necessário retirá-los das formas e fazerem repousar sobre uma grade para que tomem ar por todos os lados.
Se por ventura, quando um pão for retirado da forma e ainda apresentar as laterais e sua base ainda sem corar a contento, ele poderá voltar ao forno, desta vez fora da forma por mais uns 10 ou 15 minutos. Eles chegarão no ponto desejado sem absolutamente nenhum prejuízo.

Deixe aí abaixo sua avaliação num simples clique...



Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Adoro o seu site! Acompanho sempre que posso... Gostaria de saber qual a diferença de se preparar a massa do pão com leite ou com água como é o caso da sua receita. Pois em alguns lugares vejo dizer que com o leite a massa ficaria mais fofinha... Obrigada, até logo e ótimas receitas!
    Gabrielle

    ResponderExcluir
  2. Gabrielle, a diferença de colocar água ou leite na receita do pão é a crocância do produto final. Com leite, ou qualquer outra coisa que tenha certo teor de gordura, deixará a massa mais macia. O mesmo efeito pode ser conseguido com a adição de azeite de oliva, o que eu acho bastante mais interessante.
    Se é esse o resultado que você busca, vá em frente com o leite. Um abraço, Erney

    ResponderExcluir
  3. Erney, agradeço demais a atenção e pretatividade na resposta. Me tornei leitora assídua do Cozinha Ousada, e todas as receitas fazem muito sucesso aqui na minha casa, principalmente o famoso pão de linguiça. Meu noivo adora e pede para que eu faça toda semana. Antigamente eu costumava comprar o que aqui em São Paulo chamamos de "Catarinas Salgadas" é como uma rosca recheada a gosto (Presunto, Ervas, Calabresa...), mas hoje em dia acho muito mais carinhoso preparar eu mesma a sua receita. Muito obrigada por compartilhá-las! Gabrielle

    ResponderExcluir
  4. Eu varia receitas feitas na panela de ferro, más a fermentação e diferente gostaria de saber se você ja assou uma massa em uma panela de ferro com o sovamento normal (com as mãos).
    Att
    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, se entendi bem sua pergunta, faço pães com massada de uma só vez e com muito tempo de descando. Isso tudo é feito com as mãos. A penela que uso para assar é de aço bem grosso, mas poderia ser uma de ferro fundido sem dúvida. Para vc ver se estamos falando da mesma coisa sugiro que vc veja esse pão (no link) http://www.cozinhaousada.com/2013/03/pao-de-padeiro-cansado.html
      Qq outra dúvida basta perguntar. Obrigado pelo prestígio da sua visita e volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir
    2. Claudio, se entendi bem sua pergunta, faço pães com massada de uma só vez e com muito tempo de descando. Isso tudo é feito com as mãos. A penela que uso para assar é de aço bem grosso, mas poderia ser uma de ferro fundido sem dúvida. Para vc ver se estamos falando da mesma coisa sugiro que vc veja esse pão (no link) http://www.cozinhaousada.com/2013/03/pao-de-padeiro-cansado.html
      Qq outra dúvida basta perguntar. Obrigado pelo prestígio da sua visita e volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir
  5. Este pão deve ser uma delicia.
    Eu consumia muito quando morava em São Paulo no bairro Bela Vista em uma padaria italiana.
    Levar a receita para ver se consigo.
    Grato.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!