terça-feira, 5 de junho de 2012

Magret guarnecido com Batatas e Manga

O pato é a salvação dos que adoram a picanha bovina, mas querem moderar a dieta... Querem introduzir uma carne de ave no cardápio sem perder o prazer, a aparência e a "suculência" que a picanha oferece! Pois bem, pelo menos no lado psicológico, está tudo resolvido!
O magret é a "picanha" de ave! Porém, com uma característica importante: Enquanto a picanha bovina - não se deve mas - pode ser mais passada segundo a preferência de algumas pessoas, o magret nem pensar! Perde toda a graça e ganha uma textura desagradável quando passa do ponto de cozimento. O magret precisa ser servido - no máximo - "ao ponto". Melhor ainda se for "ao ponto menos"! Quando bem preparado e servido rapidamente, sem perder temperatura, não pertence a esse mundo! É do Olimpo! Por essa razão não é em qualquer restaurante que se deve pedir um magret!
Alla ricetta...
Ingredientes:
2 peitos de pato (aproximadamente 500g)
1/2 manga Aden madura mas bem firme
2 batatas médias
Folhas frescas de louro (para saborizar o azeite e decorar o prato)
Folhas e raminhos frescos de alecrim qb
Azeite EVO qb
Manteiga qb
Noz moscada ralada na hora qb
Sal qb
Legenda: qb=quanto baste; EVO=extravirgem de oliva
Mãos nos peitos: (opa, mas com muito respeito!)
Eu preparo os peitos retirando o excesso de gordura das bordas, fazendo cortes diagonais e superficiais no lado da gordura formando pequenos losangos e temperando com sal e noz moscada ralada na hora. Massageio os peitos (opa!) para que o tempero entre nos cortes da gordura. Descanso aos peitos. (opa!)
Enquanto os peitos repousam, vamos às batatas e à manga. Descasco as batatas, corto em fatias largas e coloco em água e sal para cozinhar por 15 minutos. Elas precisam ficar macias mas muito firmes. Enquanto cozinham descasco a manga e faço as fatias parecidas com as fatias das batatas.
Depois das batatas cozidas, salteio as fatias junto com as da manga numa sartén antiaderente com pouquíssimo azeite, pouquíssima manteiga e sal até ficarem levemente tostadas.
Retiro as fatias de manga e deixo as de batatas por mais um instante, polvilho com folhinhas de alecrim, mexo rapidamente e retiro. Reservo as fatias aquecidas.
Assim ficam as fatias de manga


E assim ficam as fatias de batatas
E agora voltamos aos peitos (opa!). Na mesma sartén, sem adicionar nada mais de azeite ou manteiga (já resta o suficiente), entro com uma folha de louro, depois com os peitos voltados com a gordura para baixo. Empurro o louro de lado e retiro quando já entregou o aroma.
Vou monitorando a coloração das bordas da gordura até ficarem douradas, levanto um pouquinho pra ver a superfície da gordura. Isso leva uns 5 minutos dependendo da temperatura, talvez um pouquinho mais. Viro os peitos, agora com a gordura para cima.
Nessa fase é importante monitorar o ponto do cozimento da carne. Isso é feito pelo toque para perceber a maciez. Quanto mais macia, mais vermelha estará por dentro. Desse lado o tempo é menor, cerca de 2 minutos ou um pouquinho mais. Pronto.
Levo os peitos para uma base, corto em fatias e acomodo nos pratos de servir. 
De um lado acomodo as batatas com alecrim e do outro as fatias de manga. Decoro com folhas de louro e encaixo um raminho de alecrim entre os cortes. Por último dobro as duas primeiras fatias para destacar a suculência e o ponto do magret.
Serve bem 2 pessoas. Bom apetite!


O vinho: Pelas características de untuosidade do prato, um tinto potente de boa adstringência vai harmonizar muito bem.


O pulo do Chef: Se eu estou preparando um magret num dia de inverno, aqueço os pratos no forno em temperatura bem baixa antes de montar. Assim ele não troca calor com o prato prejudicando seu sabor.
Pode parecer muito um peito de 250g para cada pessoa, mas no processo de preparação o magret diminui um pouco e boa parte da gordura será descartada. Portanto, os 250g são uma boa quantidade para uma refeição de prato único.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Neizinho, vc tá do caralho!!!!Precisamos conferir isso ao vivo...

    Beijão procê e pra Suzy.

    Luigi

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!