quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Arroz Doce Brûlée

Esse Arroz Doce Brûlée é uma sobremesa italiana com um toque afrancesado de sofisticação.
Outro dia eu estava lendo sobre a influência espanhola na gastronomia italiana, presente especialmente na Sardegna, em Alghero, onde se prepara uma belíssima Paella com fregola, um tipo de massa italiana em bolinhas, usada no lugar do tradicional arroz.
Eu gosto muito dessas misturas criativas e de certa forma ousadas... principalmente quando o resultado é um sucesso e essa sobremesa é um bom exemplo disso. Bon AppetitAlla ricetta...
Ingredientes:
150g de arroz arbório
1,5 litro de leite integral
150ml de creme de leite fresco
1 pau de canela (ups!)
1 pitada de sal
2 casquinhas de limão siciliano (sem a parte branca)
200g de açúcar branco
Açúcar Demerara (ou cristal) e branco para a cobertura qb
Maçarico a gas

Mãos no arroz:
Levo todos os ingredientes ao fogo alto, exceto o açúcar, até levantar fervura. Depois reduzo o fogo mexendo de quando em quando, até que o arroz fique cozido. Retiro e descarto a canela, cascas de limão e entro então com o açúcar e deixo engrossar, mexendo sempre.
Retiro do fogo, acondiciono em recipientes apropriados, como esses pequenos pratos fundos e deixo esfriar protegido.
No momento de servir, cubro com uma camada de açúcar e "queimo" com maçarico para gratinar e formar essa delicada e crocante casquinha de cobertura.
Hummm! Bom apetite!
Receita suficiente para 8 porções.

O pulo do Chef: Caso não se disponha de um maçarico a gas, pode ser usado para a cobertura um pouco de canela em pó com açúcar refinado, mas devo alertar que a delicada e crocante crosta conseguida com seu uso, é algo realmente muito bom!!!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Caro amigo Erney, adorei a receita e vou fazer hoje mesmo. Adoro arroz doce, pois lembra minha avó. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Peco, é com muita honra que recebo sua visita e seu comentário. Mais ainda por ter faito você lembrar da sua avó. Um grande abraço e tenho certeza que dará seu toque de mestre nessa receita e vai ficar maravilhosa. Erney

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!