sexta-feira, 22 de março de 2013

Agradinho de Salmão, Philadelphia e Abobrinha

Os franceses chamam de Amuse Bouche, mas na verdade são "agradinhos ao paladar" servidos aos convidados ou clientes dos restaurantes mais sofisticados ou dos que querem dar uma clara mensagem que você é benvindo ao lugar. Geralmente é uma amostra das características do chef, da "cozinha" local ou uma mensagem do tema da refeição que está por começar. Nesse caso, usamos num Workshop Culinário para Jovens em 28/ABR/2013 em Sousas apenas como ilustração do que se pode preparar na arte de receber bem.
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 fatia de abobrinha italiana
1 fatia de salmão defumado
1 colher (sobremesa) de Philadelphia
1 fatia de limão siciliano
1 palito culinário
Poeira de salsinha qb
Azeite EVO* qb
Sal qb
* Ver Glossário
Preparo:
Eu corto as fatias de abobrinhas na longitudinal e passo numa sartén com azeite e sal apenas para ficar maleável ao enrolar. Em cada uma delas, acomodo uma fatia de salmão ajustando sua largura à largura da abobrinha e espalho o Philadelphia. Enrolo, travo com um palito e assento sobre uma fatia de limão siciliado. Coloco num prato de sobremesa, pulverizo com a poeira de salsinha, um traço de azeite da melhor qualidade. Reservo para iniciar a refeição.
Na hora de servir, basta colocar um pratinho em frente a cada convidado... A mensagem é que a festa vai ser boa!!!
As quantidades serão determinadas pelo número de convidados para o jantar.
Aqui as quantidades estão descritas para uma porção.

O pulo do Chef: As fatias de abobrinha precisam ter a grossura apenas o suficiente para embalar o salmão com Philadelphia. Além disso é ela a responsável por conferir um toque de crocância ao paladar.
As fatias do centro da abobrinha devem ser evitadas, pois são largas e podem apresentar algumas sementes. As melhores são as mais próximas das laterais.
Na hora de comprar as abobrinhas eu prefiro as mais retas, pequenas e frescas. Evito as que estão "machucadas" pelo manuseio.
Eu uso as fatias de limão siciliano do centro que são maiores e vão acomodar melhor o "agradinho". Retiro as sementes das fatias, embora elas estejam presentes mais para decorar, servindo como suporte... mas elas também darão um leve toque de acidez e perfume aos "agradinhos".
Como recheio desse "agradinho" pode ser usado qualquer ingrediente que tenha conexão com o tema da refeição que está por começar, como por exemplo, substituir o salmão por uma fatia de carpaccio de carne bovina se a sequência for com esse tema. Também ele pode ter um tema neutro, daqueles que servem para qualquer tema que está por vir, como por exemplo, colocar um tomate seco no lugar do salmão. Eu mesmo nunca preparei esse "agradinho" mas só de pensar já estou com água na boca!!! Imagine!
Bem, pra finalizar, deixe sua imaginação voar sem limites e crie o que fizer sentido com o tema da sua refeição... nem vou dizer pra substituir a abobrinha por fatias de mini-berinjelas... É a maravilha da cozinha!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!