sexta-feira, 26 de abril de 2013

Casarecce com Bacalhau

Alla ricetta...
Ingredientes:
200g de bacalhau limpo e picado em cubos
250g de casarecce* italiano
1/2 abobrinha pequena (sem miolo) picada em cubos
1 tomate descascado, sem sementes, picado em cubos
1/2 cebola picada a brunoise*
2 dentes de alho, cortados ao meio, sem miolo, laminados finamente
Cheiro verde picado grosseiramente qb (mais algumas folhas para decorar)
1 pitada de pimenta vermelha, desidratada e moída
1/2 colher de manteiga
Azeite de oliva qb
Sal qb
Parmesão ralado qb
Água para o cozimento da massa
Folhas de salsinha para decorar
* Ver Glossário

À diversão:
A primeira coisa que faço é levar ao fogo aproximados 3 litros d'água levemente salgada para o cozimento da massa. Enquanto levanta fervura vou preparando os demais ingredientes. Lavo e pico a abobrinha, tomate, cebola, cheiro verde e alho. Retiro as espinhas do bacalhau e pico o em cubos de aproximados 2x2cm. Tudo pronto, reservado, vamos ao processo final.
Coloco a massa para cozer.
Numa boa sartén de cerâmica, super antiaderente, entro com as lâminas de alho, cebola, azeite e manteiga. Vou salteando até que os cubinhos de cebola fiquem translúcidos e adiciono um traço de sal. Entro com os cubos de abobrinha, mexo e em seguida com os cubos de bacalhau.
Monitoro o cozimento da massa, mexendo de quando em quando. Adiciono o cheiro verde, misturo bem, adiciono umas duas colheradas da água do cozimento da massa para ajudar no cozimento do bacalhau.
Entro agora com os cubos de tomates. Misturo bem e provo o sal, ajusto se necessário. Adiciono a pimenta, um pouquinho mais da água do cozimento para ajudar a amalgamar com a massa que está prestes a chegar.
Escorro a massa, reservando um tanto da água para o acabamento final e adiciono na sartén. Misturo bem.
Abro um vão entre os ingredientes para olhar o fundo da sartén. Se estiver muito seco, um pouco mais da água do cozimento precisa ser adicionada.
Pronto para servir. Uma boa porção, uma folhinha de salsinha e uma polvilhada de parmesão completam o prato.
Bom apetite!
Serve 3 porções.

O pulo do Chef: Para esse prato uso o bacalhau dessalgado, congelado, que se encontra facilmente em pacotes de 500g com dois pedaços de aproximados 250g. Por serem pedaços relativamente pequenos é de fácil descongelamento que permite o uso quase imediato.
A adição da pimenta deve ser muito cuidadosa, assim como todos os demais ingredientes potentes. Meu conselho é que você use uma que já tem um tempo de amizade com ela, ou seja, que você conheça bem sua potência de ardor. A quantidade precisa ser suficiente para "esquentar a boa", nada mais que isso. Quem gostar mais que isso, adiciona no seu prato.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!