sábado, 6 de abril de 2013

Trutas com Camarões ao Molho de Laranja

Outro dia estava passeando pelo mercado quando percebi uns camarões frescos me olhando de longe e disfarçadamente. Como não levo desaforo pra casa fui tomar satisfações e resolvi me vingar de 1 quilo deles. Comprei e levei pra casa. Quando abri a geladeira para guardar encontrei uns filés de trutas...
Logo pensei: Que interessante oportunidade de juntar os descendentes das águas salgadas e doces. As trutas e camarões!
Hummm... !
Me faltava apenas como ligar esses dois protagonistas... click! As laranjas!


Alla ricetta...
Ingredientes:
2 filés de trutas  (eu uso a NR)
300g de camarões médios limpos
½ dose de um bom tequila* (na falta pode ser uísque ou outro spirit*)
1 laranja pera (raspas e suco)
8 tomatinhos-cereja
1 colher (sopa) de ciboulette* picada em aneizinhos
Noz moscada ralada na hora qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Arroz branco para acompanhar
* Ver Glossário

À Diversão:
Eu salgo, salpico com noz moscada e azeite os dois filés de trutas e deixo repousar. Numa sartén, entro com um fio de azeite, deixo aquecer bem, entro com os camarões, salgo depois da primeira virada, entro com o tequila e flambo. Reservo.
Na mesma sartén, um pouco mais de azeite, deito os filés de trutas com o lado da carne para baixo por dois minutos. Viro, mais dois minutos entro com o suco de laranja, suas raspas e um tanto de ciboulette. Assim que levanta fervura entro com os tomatinhos cortados ao meio. Retiro os filés diretamente para o prato de servir já com o arroz porcionado e mantenho o molho no fogo para reduzir. Acomodo os camarões ao lado dos filés, salpico os mesmos e o arroz com ciboulette.
Cubro os filés com o molho e sirvo imediatamente.
Serve 2 porções.

O pulo do Chef:
Minha recomendação é o uso das Trutas NR, criadas em Sapucaí Mirim. Elas podem ser encontradas na Rede Pão de Açúcar comercializadas com a marca Taeq.
(minhas recomendações não têm nenhum cunho comercial)



Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!