terça-feira, 14 de maio de 2013

O frango que queria ser peru

Esse eu preparei especialmente pra minha mãe! Lá embaixo você poderá ver a foto que comprova a satisfação dela!
Alla ricetta...
Ingredientes:
Um belo frango de 3 Kg (se pesar mais, tanto melhor!)
100g de copa fatiada
1 lata de cerveja pilsen (ainda bem que temos mais para esperar o assar!)
1 limão siciliano (raspas, suco e as duas metades)
10 scalogni*
Tomilho qb
Manjericão qb

Salsinha qb
Azeite de oliva qb
Sal qb

Barbante culinário qb
Papel alumínio qb
Colher bailarina
* ver Glossário

À diversão:
Eu escolho mesmo o maior frango que encontro no mercado... já que ele queria ser peru! Com uma colher bailarina, descolo a pele cuidadosamente e vou introduzindo as fatias de copa.
Faço um revestimento interno completo entre a pele e a carne do frango.
As coxas não podem ser esquecidas. Faço um corte e introduzo também as fatias de copa.
Feito essa etapa, preparo os ingredientes do tempero. Lavo e raspo as cascas do siciliano, espremo o suco.

Junto os scalogni* um tanto de sal. 
Junto as ervas, manjericão, tomilho e salsinha, azeite, a cerveja e misturo bem. Espalho esse composto por todas as partes do frango e deixo marinar de um dia para o outro dentro de um saco plástico. Aperto bem e amarro para que todas as partes da ave fiquem em contato com os temperos.
Depois de marinado, coloco para dentro do frango todos os temperos, incluindo as metades do siciliano. Amarro as duas pontas das asas e as extremidades das coxas.
Forro uma forma com papel alumínio, acomodo o frango sobre ele, rego com um pouco mais de azeite, cubro com outra folha de alumínio e levo ao forno a 180 graus por aproximadas 3 horas. Fogo doce!

Monitoro o ponto de cozimento e rego com os líquidos por algumas vezes durante esse tempo.
Descubro quando estiver assado, levando a temperatura e deixo até dourar, o que deve levar aproximados 30 minutos.
Pronto! Agora podem ser retiradas as amarras e ser servido com arroz brando e scalogni assados. Bom apetite!!!
Dna Olivia, minha mãe, saboreando o Frango que queria ser Peru!
Serve 6 pessoas.

O pulo do Chef: O limão siciliano confere um toque especial nessa receita. Assar com as metades no seu interior não adiciona sabor amargo à carne suave do frango e sim um toque azedinho, mas muito suave, como é a característica dos limões sicilianos.
Por último, a copa colocada sob a pele confere um sabor igualmente especial à carne!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Olha eu aqui de novo!kkk Perguntas e declarações!!
    Esse ano vai ser show, quero fazer a sua receita de pernil para minha ceia e no dia 27 amigos virão e eu queria fazer esse frangão ou chester ou peru. No seu ver qual é mais gostoso? Não consigo comparar pois cansei todo ano de comer tender!
    Olha, quero agradecer de novo pelas receitas e estou feliz que estou conseguindo. Eu já fiz a sua receite de pizza e meus amigos e marido amaram, fiz o folhado de palmito e ficou maravilhoso ! foram desafios e u fia o pastel de forno ficou favorito de todos também! Fiz o pastel de belém ficou maravilha! Eu sinceramente dou credito à você pois para mim é um bom professor!Esse ano descobri o seu site e comecei a fazer coisas que jamais achei que conseguiria. Mas agora novos desafios virão!! Quero aprender os seus pães mas acho difícil pois não tenho planetária e não sei o ponto da massa. quando eu for tentar vou fazer mais perguntinhas!
    Vou aproveitar para desejar adiantado um Feliz Natal cheio de saúde e paz para você e toda sua família!!! Que o Bom Pai Celeste continue iluminando você e gratificando por sua generosidade em compartilhar seu conhecimento com tantas pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de fazer outras perguntas:O scalogni o que é parece cebola!? posso substituir por qualquer tipo de cebola se for cebola?? O que são fatias de copa? nunca ouvi falar? Muito refinado viu rsrsrs... Tem como substituir sem perder a qualidade de sabor? sERÁ QUE ENCONTRO AQUI EM cAMPINAS ESSA FATIAS DE COPA?
    A cerveja eu posso substituir por água?`
    muito agradecida novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha, o scalogno (plural: scalogni) é um tipo de cebola, pequena, achatada e levemente arroxeada e menos agressiva que a cebola normal. Vc pode sim usar a cebola em vez do scalogno, desde que sabendo que terá um resultado com sabor mais intenso. A copa é um embutido comum encontrado em qualquer bom mercado. Eu tenho comprado a copa já fatiada e embalada em pequenas quantidades no Pão de Açúcar. Eles ficam junto de onde são expostos os presuntos do tipo parma fatiados em embalagens de 100g e tantos outros embutidos. A copa também pode ser comprada em peças inteiras e fatiadas em casa, mas como usamos pequenas quantidades, recomendo comprar já fatiada. Também acredito que vc pode encontrar em lugares que vendem frios fatiados. Sobre substituir a cerveja por água vc pode também, mas se sua preocupação estiver relacionada com teor alcoólico, tenha em conta que o processo de assar fará com que todo o álcool seja evaporado, restando apenas os extratos de cevada, etc. da bebida usada. Desejo sucesso e bom divertimento.

      Excluir
    2. Sandrinha, outra recomendação que faço a vc é que quando tiver alguma dúvida sobre ingredientes não tão comuns, visite a opção GLOSSÁRIO que fica na regua azul logo abaixo do título do blog COZINHA OUSADA. Nele existe a definição de muitos ingredientes e outras coisas menos comuns.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!