domingo, 1 de dezembro de 2013

Bacalhau e suas Amigas Íntimas

Todos nós temos amigos íntimos, pessoas queridas das quais a gente não quer se separar nunca! É coisa "de pele", de contato, de química de se sentir a vontade para misturar assuntos e tudo mais! Pois bem, o bacalhau não é muito diferente de nós, apenas com uma pequena diferença: Ele tem amigAs íntimAs que são as cebolas de as batadas... nada bobo, não é mesmo!?
Esse é um prato de preparo muito rápido e exige apenas que se tenha disponível (já descongelado) o bacalhau.
Alla ricetta...
Ingredientes:
500g de bacalhau (2 lombos de aproximados 250g cada) dessalgados e com pele
3 batatas médias descascadas e cortadas em rodelas
1 cebola grande fatiada
1 tomate maduro, firme, descascado, sem sementes e cortado em cubos
Folhas inteiras de um ramo de salsinha
Cebolinha verde e salsinha para decorar
Manteiga qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
Eu coloco as rodelas de batatas para cozinhar num pouco d'água com sal em fogo médio. Enquanto isso ajeito os demais ingredientes, retiro as duas "abas" dos lombos onde as espinhas laterais atravessam a carne. Deixo apenas a coluna vertebral unindo as duas metades dos lombos. Enrolo um barbante culinário para proteger os lombos durante o cozimento. Reservo.

Enquanto isso, levo uma sartén ao fogo com manteiga, azeite e a cebola fatiada. Salgo, deixo em fogo baixo mexendo de quando em quando até murcharem bem. Ajusto o sal, entro com as folhas de salsinha e os cubos de tomate, misturo bem e reservo.

Vou monitorando o cozimento das rodelas de batatas e quando macias, deixam o cozimento e vão diretamente para a mesma sartén onde estava a cebola. Adiciono um pouco mais de azeite, salgo, levanto o fogo e deixo dourar levemente dos dois lados. Daqui elas vão diretamente para compor as camas nos pratos de servir.

Ao retirar as rodelas de batatas do cozimento, entro imediatamente com os lombos de bacalhau na mesma água. Cubro e abaixo o fogo. Não adiciono sal, pois ele já está presente desde quando da entrada das rodelas de batatas. Isso leva aproximados 10 minutos.

As batatas douradas já estão agora nos pratos. Os lombos de bacalhau deixam o cozimento e entram na sartén onde estavam as batatas. Um pouquinho mais de manteiga e azeite e deixo que os lombos ganhem um suave dourado.

Ainda dentro da sartén os lombos libertados dos barbantes cuidadosamente. Dali são acomodados diretamente sobre as camas de batatas. Sobre eles vai a cebola translúcida com folhas de salsinha e cubos de tomates. Um traço de azeite extra, dois raminhos de salsinha e um de cebolinha para decorar e é só servir.
Dá só uma olhadinha como eles se dão bem! São íntimos e inseparáveis!
Serve 2 porções.

O pulo do Chef: Esses lombos são encontrados prontos, dessangados e congelados. Eu costumo comprar em caixas com 1Kg com 4 deles. É muito prático de preparar.
As abas dos lombos que são retiradas servirão para o preparo de outras receitas, assim como o caldo que se formou durante o cozimento das rodelas de batatas e do bacalhau servirá para o preparo de um arroz, por exemplo. Imagina o arroz cozido naquele caldo com pedacinhos das abas de bacalhau... Já temos outra receita! Viva!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Olá!
    Parabéns pelo seu blog! É ótimo, as fotos são fantásticas e todos os pratos parecem deliciosos!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.

    Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!