segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Pernil Assado com Chutney de Manga - Edição de Natal

Belíssimo prato para as ceias de Final de Ano!
Recomendo essa receita por duas razões:
  • É muito prática no servir, pois é porcionado - ou fatiado - previamente e pode ser servido quente ou frio. No dia seguinte, naquele tradicional almoço feito das maravilhosas sobras, fica ainda melhor e não precisa ser aquecido. Claro que pode, se quiser.
  • O sabor e a maciez que o processo confere à carne é algo relevante.
Se não bastasse tudo isso, ainda tem um toque elegante, sem o couro e os ossos na mesa, o que sugere um ar nada medieval!
O Chutney de Manga está aqui! (clique sobre o título)

Bom apetite! Alla ricetta...

Ingredientes:
2,5 Kg de Pernil desossado e sem couro (usei o Perdigão, congelado e pré-temperado, peça única)
200ml de vinho tinto de boa qualidade
1 maço de cheiro verde
1 macinho de orégano fresco
1 macinho de manjericão e manjerona
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de estragão desidratado
Pimenta vermelha desidratada qb
Noz moscada ralada na hora
Azeite de oliva qb
Sal qb
Chutney de Manga (para ver receita clique sobre o título)
Mão no Pernil:
Normalmente essas carnes são vendidas congeladas e já temperada previamente.
Deixo descongelar transferindo do freezer para o refrigerador com 24 horas de antecedência. Retiro da embalagem, lavo bem em água corrente, escorro e reservo no refrigerador dentro de um saco plástico resistente ou de um recipiente mais próximo possível do tamanho da peça de carne. Dessa forma a marinada ficará mais em contato com a carne.
Preparo a marinada batendo todos os demais ingredientes no liquidificador e despejo por cima da carne e deixo os sólidos formarem uma camada cobrindo a carne. Essa camada de ervas será parte da crosta escura que se formará na superfície. (ver na foto mais abaixo).
Nessa condição deixo por 3 dias, virando algumas vezes. Não precisa ser mais que uma vez ao dia se o recipiente ou o saco plástico for bem ajustado ao tamanho da peça de carne.
Agora ficou fácil: Coloco a peça de carne uma boa assadeira, retoco a camada de ervas, deito todo o líquido da marinada, protejo com laminado de alumínio e levo ao forno médio por 5 horas.
Descubro e deixo a 6a. hora, ou até formar a crosta, desprotegido completamente.
Depois desse tempo, fica essa "tristeza":

O pulo do Chef: Eu tomo muito cuidado com o vinho que uso para temperar pratos e também aqueles que agrego às receitas. Não podemos esquecer que vamos "comer" o vinho... a diferença é que será de uma outra forma.
Eu não retiro aquela camadinha fininha de gordura que fica sob o couro. Vai ajudar na maciez.
A colocação de todos os líquidos da marinada para assar junto com a carne é um detalhe importantíssimo no processo para se chegar à maciez descrita. Na verdade a carne fica assando e cozinhando ao mesmo tempo. No final do processo é preciso bastante cuidado no manuseio para o corte e não será possível fazer fatias finas a não ser que se espere esfriar completamente. Minha recomendação é que seja porcionado em "nacos".
O caldo restante na assadeira pode ser recolhido num recipiente plástico, levado ao refrigerador para solidificar a gordura na superfície. Esta deve ser retirada e descartada. Com o restante pode ser preparado um espetacular pirão ou servir de base para molhos de carne em outras receitas.
Cuidado com a quantidade de sal, uma vez que a carne é pré-temperada.

Serve bem 10 pessoas.

Deixe aí abaixo sua avaliação num simples clique...
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Olá boa tarde!
    Espero que vocE possa me responder á tempo.
    Primeiro quero agradecer pois faço algumas coisa do seu site e ficam boas.
    Sendo que sou iniciante na cozinha mas queria esse natal fazer esse pernil só que não quero colocar o vinho de jeito nenhum. vc acha que fica ruim? o que eu posso colocar no lugar? vocE aconselha outra marinada tão boa quanto essa caso não dê para fazer sem o vinho? Vou aguardar ansiosa sua resposta. Eu nunca fiz nada assado muito menos marinado se puder me ajudar agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha, obrigado pela visita e volte sempre. Não ficou claro para mim o motivo pelo qual você não quer usar o vinho. Então me permita fazer um comentário: Se seu receio está relacionado com o teor alcoólico que o vinho contém, tal preocupação não se justifica devido o processo de cozimento em temperatura elevada fazer com que o álcool se evapore completamente. Mas se seu motivo se relaciona com outras razões, faço duas sugestões de substituição. Uma delas é substituir pela mesma quantidade de cerveja e outra é simplesmente subestituir por água. Faça assim e você vai ver que ficará ótimo.A única coisa que peço a você é que depois de preparar e provar, complartilhe aqui sua experiência para que mais pessoas possam usar. Divirta-se e volte sempre.

      Excluir
  2. Eu acho que nunca comi pernil? Meu marido comentou que è muito seco? tem algo para fazer para que não fique seco estou com muita vontade de fazer.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato o pernil é uma carne que precisa ser bem preparada para que não fique seca. O lombo suíno talvez seja o pior deles com essa característica. Entretanto, prove esse modo de preparar pernil que fica bem úmido. Outra recomendação que posso fazer a você é que use a paleta no lugar do pernil. Ela é mais úmida que o pernil. Garanto que vale a pena. Volte sempre.

      Excluir
    2. MUITO OBRIGADA!
      eU TENHO APRENDIDO MUITO AQUI E GRAÇAS AS SUAS EXPLICAÇÕES E FOTOS com o passo a passo. Você não imagina como as fotos ajudam! eu nunca fiz várias coisas mas tomei coragem devido as fotos! Muito obrigada!!!
      Ah! Você sugeriu o pernil de porco ou a paleta certo essa paleta é de porco? Encontro nos supermercado do mesmo jeito que o pernil ?(Sadia perdigão etc..?)
      desde já agradeço a resposta!
      Ah esqueci!! kkkk
      Quando eu comprar o Pernil ele virá com uma capa de couro eu tenho que tirar o couro? deixar só na gordura?
      Desculpe mesmo, mas nunca preparei!!

      Excluir
    3. A paleta é de suino, assim como o pernil. A diferença é que o pernil é da parte traseira e a paleta é da parte dianteira. Essa receita é preparada com a carne sem couro e em pedaços grandes, tanto do pernil como da paleta. Recomendo que vc compre a carne já isenta do couro uma vez que vc não vai usar. O couro seria muito importante no preparo de peças inteiras assadas e nesses casos o couro funciona como protetor da carne durante o processo de assas e não deixa a carne ressecar pelo longo tempo de forno. Bom divertimento.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!