terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sfogliati de Palmito

Essa receita já fez parte do cardápio de dois Workshops que fizemos. Aqui está a mais simples, apenas com palmito pupunha e alguns outros companheiros vegetais. Lá embaixo compartilho também uma versão com camarões pequenos, mas grandes companheiros dos palmitos.
Essa receita pode ser preparada com antecedência e servida fria, como numa ceia de Natal ou Ano Novo, por exemplo.
Importante observar que as quantidades estão postas para cerca de 15 ou 16 porções. Não deixe de ver no "O pulo do Chef" outras alternativas de ingredientes.
Alla ricetta...
Ingredientes: (calminha!... as quantidades estão a seguir nas ilustrações)
Uso tanto Arosa como Massaleve. São práticas e boas!

Ingredientes frescos fazem toda a diferença!



FOTOS ILUSTRATIVAS DO PREPARO:









Serve 15 ou 16 porções. Bom apetite!!!

ALTERNATIVA COM CAMARÕES:


Servido com uma porção de salada simples e colorida fica muito bom!

O pulo do Chef: Deixe sua criatividade livre para compor diferentes alternativas de recheios, como ovos cozidos, camarões e outros frutos do mar, ervilhas e outros legumes, carnes de aves, etc. Lembre-se de considerar as cebolas, tomates e farinha de trigo como bases para esses recheios. A ligação dos ingredientes é feita com o trigo, mas seja parcimonioso e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos após a entrada do trigo para que cozinhe e não fique o gosto de trigo cru. Use uma boa faca para pães para cortar as porções e uma espátula para servir.
O trançado dessa massa folhada é bem simples de fazer, mas vai requerer um pouquinho de treino e carinho. Não tenha receio de errar... durante o processo de assar muitos errinhos, frestinhas, desaparecerão com o crescer da massa.
Abuse da manteiga (eu disse manteiga e não azeite, margarina ou alvarina). Manteiga mesmo. Unte bem o papel manteiga para que a massa possa ser manuseada, cortada, dobrada e servida sem dificuldades. Caso contrário as surpresas virão e serão desagradáveis.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Parabéns! Vou fazer. Adoro essas ousadias culinárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Georgia, obrigado pela visita e volte sempre. Depois compartilhe sua experiência aqui e comente dicas que vc usuou para melhorar a receita.

      Excluir
  2. Eu já fiz umas 3 vezes! A gente ama essa receita! Obrigada por ensinar!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!