quarta-feira, 28 de maio de 2014

Penne com Tender, Brocolis e Cogumelos

Alla ricetta...
Ingredientes:
300g de penne (grano duro)
150g de tender picado em cubos
300g de cogumelos (Paris e Portobello) limpos
1/2 maço de brocolis lavado (talos, folhas e flores)
3 dentes de alho esmagados
Azeite de oliva qb
Sal qb
Parmesão ralado na hora qb
3 litros d'água em fervura
* ver os termos assinalados no Glossário

À diversão:
Com tudo isso arranjado ao lado do fogão é covardia. É só branquear* o brocolis por 1 minuto na água fervente, retirar e reservar. Na mesma água, adiciono um pouco de sal e entro com a massa. Deixo cozinhar o tempo indicado pelo fabricante, mas é sempre bom monitorar o ponto.
Levo uma sartén ao fogo alto, entro com um traço de azeite e o alho. Deixo até começar a dourar e é a vez cogumelos. Em seguida entram os brocolis e o tender. Salgo e deixo salteando para amalgamar tudo.
Confiro o ponto da massa, escorro e entro com a massa na sartén misturando bem. Deixo amalgamar os sabores, confiro e corrijo o sal se necessário e está pronto.
 Serve 4 porções.
Sirvo com um fio de azeite e uma boa ralada de Parmesão por cima.

O pulo do Chef: Essa receita não tem nada de muito especial. Apenas o uso de uma massa italiana de grano duro, cozida "al dente" e o uso do brocolis com todas as suas partes, talos, folhas e flores. Por último, esse trio "tender, cogumelos e brocolis", faz uma boa combinação com massa. Outro detalhe é nessa receita não usamos a água do cozimento da massa para finalizar o prato. Isso acondece devido o branqueamento* do brocolis que entram pré-cozidos e carregam um pouco mais de umidade. Os cogumelos também ajudam a agredar umidade ao prato. Prove que vale a pena.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!