sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Trutas aos Legumes Tricolores

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 filés de truta com pele (eu uso a NR)
12 tomatinhos cereja inteiros
16 couve de bruxelas inteiras
10 cogumelos de Paris escovados e cortados ao meio
Raspas e suco de limão taiti qb (uso bem pouco)
1 rodela do mesmo limão
Folhinhas frescas de tomilho qb
Nos moscada ralada na hora qb
1/2 copo de vinho branco seco
Trigo para polvilhar os filés de trutas qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Mãos na truta:
Tempero os filés de truta com noz moscada ralada na hora, sal e um tracinho de azeite. Massageio e deixo repousar. Enquanto isso cuido de preparar para o uso todos os ingredientes. Antes de saltear os filés dou uma rápida polvilhada com trigo, somente na parte da carne.
Levo uma sartén antiaderente ao fogo alto com um traço de azeite. Assim que aquece bem entro com os filés com a pele para baixo e deixo aproximados dois minutos. Dou o tombo nos filés com ajuda de duas espátulas e entro com um pouquinho do suco de limão. Mais dois minutos e volto a colocá-los com a pele para baixo. Mais um minutinho estão prontos. Reservo aquecidos.
Enquanto os filés vão sendo preparados, levo outra sartén ao fogo com um traço de azeite. Aqueço bem e entro com as couves de bruxelas e os cogumelos de Paris. 
Adiciono sal e uma boa rodela do limão para que vá entregando seus sabores e aromas e entro com o vinho branco. Deixo cozinhar uns 5 minutos em fogo controlado.
Finalmente entro com os tomatinhos, um pouco mais de suco do limão, retifico o sal, entro com as raspas e deixo reduzir, quase que totalmente, deixando apenas a quantidade suficiente para regar os dois filés. Descarto a rodela de limão.

Em dois pratos pré-aquecidos, acomodo os filés, junto uma boa porção dos legumes cozidos ao lado, rego com o molho que ficou na sartén, salpico com as folhinas de tomilho e sirvo imediatamente. Bom apetite! 
Serve 2 porções.

O pulo do Chef:
As peles? Se você gosta pode comer, mas não deve, ou melhor, não recomendo. Têm elevado teor de gordura e sabor intenso. São importantes como protetora da carne durante o preparo e ajudam a não quebrar os filés.
Minha recomendação é o uso das Trutas NR, criadas em Sapucaí Mirim. Elas podem ser encontradas na Rede Pão de Açúcar comercializadas com a marca Taeq.
(minhas recomendações não têm nenhum cunho comercial)

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!