terça-feira, 11 de novembro de 2014

Carne de Sol com Fruta Pão

Eu não faço a menor idéia de como a fruta-pão foi parar no nordeste brasileiro, mas é fato que existem por lá algumas belas árvores de fruta-pão. Uma delas é especial e fica ao lado de um entreposto de pescados próximo a Maragogi. Quando estou por lá sou freguês deles, ganho algumas para me divertir na cozinha e explorar as mesclas de sabores nordestinhos com essa "fruta" originária da região da Polinésia. Isso poderia ser chamado de "cozinha fusionada", muito em moda no Peru. A seguir está um prato com essa ilustre desconhecidas de muitos de nós, mas um verdadeiro espetáculo!

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 fruta-pão de tamanho médio
300g de carne de sol picados em tirinhas

Cebola e cebolinha picadas qb
Azeite de oliva qb 
À diversão:
Eu descasco a fruta-pão e corto ao meio.
Em seguida retiro o miolo e corto em pedaços.
Levo ao cozimento em água salgada até amolecer. Espeto um palito para verificar o ponto macio.
Escorro e reservo para esfriar.
Salteio os pedaços de fruta pão numa sartén com pouco azeite e sal até ganharem uma crostinha crocante.
Noutra sartén bem aquecida com azeite entro com a carne de sol, cebolas e cebolinha verde. Tudo muito rápido.
Sirvo imediatamente com os pedaços de fruta-pão.

O pulo do Chef: A carne de sol é comum no norte e nordeste do Brasil. Caso não encontre por aqui (sudeste), basta preparar a sua. Salgue um pedaço inteiro de alcatra, por exemplo, como se fosse salgar para consumo imediato e deixe descansar sob refrigeração de um dia para outro. Pronto! Quem quiser compreender melhor a carne de sol, visitar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carne_de_sol clicando AQUI.
O ponto de cozimento da fruta-pão é muito similar ao da batata. Quem quiser saber mais sobre a fruta-pão, visitar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artocarpus_incisa clicando AQUI.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!