terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pandoro

É lindo?
É!
Se nunca comeu e ler a receita, não vai nem terminar a leitura. Dá muito trabalho e a desistência é certa!
É gostoso?
É dos Deuses! Divino! Maravilhoso!
Se já provou alguma vez na vida, vai ler a receita atentamente até o final e preparar o seu! O sucesso é certo!
Alla ricetta...
Ingredientes por Etapas:

1a. etapa:
60ml de leite integral
15g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1 gema
50g de farinha de trigo (a mais fina e branca que puder encontrar)

2a. etapa:
3 colheres (sopa) de leite
3g de fermento biológico
100g de açúcar
1 ovo inteiro
200g de farinha de trigo
30g de manteiga a temperatura ambiente

3a. etapa:
200g de farinha
2 ovos inteiros
25g de açúcar
1 colher (café) de sal
20 gotas de baunilha
4a. etapa:
140g de manteiga em temperatura ambiente
Forma de papel para panetone de 3 litros.

À Diversão:
1 - Num bowl, dissolver o fermento no leite, adicionar o açúcar, mexer bem, adicionar a gema, misturar bem e finalmente adicionar e misturar a farinha formando uma massa pastosa. Proteger e deixar crescer até dobrar de volume.

2 - Num outro bowl, dissolver o fermento no leite, adicionar e misturar bem na massa do passo 1, adicionar o ovo e o açúcar e misturar bem, adicionar a farinha e a manteiga e misturar bem. Proteger e deixar crescer até dobrar de volume.

3 - Num outro bowl, adicionar a farinha, açúcar e o sal, misturar bem, remontar a massa do passo anterior, adicionar os ovos e baunilha e amassar bem até obter uma massa bem homogênea. Proteger e deixar descansar sob refrigeração por 8 a 12 horas.



4 - Retirar a massa da refrigeração, enfarinhar levemente uma base de trabalho e abrir com ajuda de um rolo no formato mais quadrado possível. Espalhar a manteiga no centro do quadrado e fechar levando as pontas ao centro de modo que a manteiga fique completamente no seu interior. Voltar a massa protegida sob refrigeração por 20 minutos.

5 - Retomar a massa e abrir com o rolo cuidadosamente para não romper, dobrar um terço de cada lado obtendo um retângulo. Voltar a massa protegida sob refrigeração por 20 minutos.

6 - Repetir o passo anterior.

7 - Repetir mais uma vez o passo anterior.

8 - Retomar a massa e abrir com o rolo retornando ao formato quadrado. Levantar as pontas fazendo encontrar as 4 ao centro. Repetir a formação de outro quadrado fazendo encontrar as novas 4 pontas ao centro do quadrado menor. Desse quadrado, moldar uma bola, untar generosamente as mãos com manteiga e colocar a bola dentro da forma. Deixar crescer até atingir as bordas da forma.
Fase de crescimento 1


Fase de crescimento 2


Fase de crescimento 3


Pronto para entrar no forno

9 - Forno pré aquecido a 170 graus com um recipiente com água no fundo, entrar com o pandoro por 15 minutos, baixar a temperatura para 150 graus e manter por mais 50/60 minutos.
É o calor "pintando" a superfície de dourado!

Retirar do forno e deixar descansar antes de cortar.

Polvilhar açúcar de confeiteiro antes de servir.
Bom apetite!!!

O pulo do Chef: Essa receita é fácil de fazer, mas muito demorada e trabalhosa. Polvilhar com açúcar de confeiteiro dá um toque especialmente decorativo ao Pandoro e como ele não leva muito açúcar (aproximadas 150g no total), também agrega um atrativo importante ao paladar.
Seu ponto de destaque é a maciez! Indescritível!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Olá Erney!!!
    Já comi a versão industrializada, é um pão dos deuses!!!
    Imagino então a versão caseira, o seu ficou com uma textura incrivelmente fofa, está de comer com os olhos!!! Parabéns e obrigada por compartilhar a receita!!!!

    Aproveito para te convidar a participar de um sorteio que está acontecendo no blog. O brinde é um kit delicioso da Natural Alimentos! O sorteio será realizado dia 20 de Dezembro e o kit será entregue em casa!

    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/2014/12/sorteio-de-natal-com-natural-alimentos.html

    Beijos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea. fiz tudo. Boa sorte a todos e obrigado pelo prest'igio de sua visita.

      Excluir
  2. Oi, boa tarde, muito fã do seu blog, algumas receitas como essa caberia um vídeo, minha pergunta e sobre assar em fornalha, pode ser feito e quanto tempo devo deixar e qual temperatura?
    Um grande abraço e bom natal para família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestígio da visita. O que posso dizer sobre sua dúvida é que o Pandoro tem a massa muito delicada e leve. Precisa ser assado em temperaturas baixas por mais de 1 hora. De minha parte, gosto de preparar no forno elétrico pois tenho mais controle sobre a temperatura. Portanto, se vc conhece muitíssimo bem sua fornalha e tem o controle da temperatura, vá em frente e desejo sucesso e bom divertimento. Compartilha aqui os resultados de sua aventura. Boas Festas.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!