sábado, 3 de janeiro de 2015

Rosca de Reis

A primeira receita de 2015 é uma homenagem à Suzy, minha eterna companheira. Agora somos Rubi & Esmeralda!
Essa receita foi preparada por ela, inspirada no "Roscón de Reyes", de origem espanhola. Minha participação foi apenas digitar, fotografar e provar! Dá um pouquinho de trabalho pelos muitos passos do preparo, mas garanto que vale a pena. A massa ganha um ponto de maciez raríssimo! Boa sorte e Feliz Dia de Reis!
Alla ricetta...
Ingredientes e preparo:

Para a Biga:
90g de farinha de trigo
90ml de leite integral
3g de fermento biológico

Preparo: Fazemos a massa-biga misturando bem os ingredientes e deixamos protegida por com filme plástico por 3 horas. Se o dia estiver muito quente, pode ser reduzi o tempo para 2 horas.
___________________ Para a Infusão:
80ml de leite integral
1/2 colher (café) de casca de limão ralada
1 e 1/2 colher (café) de casca de laranja ralada
1 pauzinho de canela

Preparo: Fazemos a infusão de leite juntando os demais ingredientes e levando ao fogo. Quando ferver, retiramos do fogo e deixamos esfriar. Reservar.
___________________
Para o Açúcar Aromatizado:
70g de açúcar
1/4 de colher (café) de casca de limão relada
1 e 1/5 colher (café) de casca de laranja ralada

Preparo: Misturamos o açúcar com as cascas raladas, amassamos bem com a ajuda de uma colher e deixamos reservado.
___________________
Para Decorar:
1 laranja grande cortada em fatias
Água para cozinhar a laranja qb
80ml de água
130g de açúcar

Preparo: Fervemos as fatias de laranja em água abundante por 15 minutos. Escorremos e cozinhamos por 30 minutos junto com os outros ingredientes em fogo baixo deixando formar uma calda.
___________________
Para a Massa:
340g de farinha de trigo
2 ovos
20ml de água de flores de laranjeira
15g de fermento biológico
60g de mateiga sem sal

Preparo: Colocamos a Biga na batedeira junto com a Infusão de leite coada e todos os outros ingredientes, exceto a manteiga. Bater em velocidade mínima até obter uma massa pegajosa e elástica (aproximados 10 minutos).
Incorporamos a manteiga em pequenos pedaços e deixamos batendo até misturar bem (aproximados outros 10 minutos).

Descansar 10 minutos coberto.

Repetir a operação anterior por 3 vezes.

Fazemos uma bola e acomodamos num outro recipiente untado com óleo vegetal. Deixamos crescer coberta com filme plástico até dobrar de volume.

Retomamos a bola, fazemos um furo no centro e formamos a rosca. Acomodamos numa forma bem untada e enfarinhada. No centro da rosca colocamos um cone de alumínio para não deixar o furo fechar.

Deixamos crescer até dobrar de volume. Pincelamos com ovo batido e acomodamos as fatias de laranja confitadas. Levamos para assar em forno ventilado, pré aquecido a 180 graus nos primeiros 10 minutos e mais 25 minutos a 165 graus.

O pulo do Chef: Essa rosca foi assada em forno elétrico ventilado. Para assar em forno estático será necessário aumentar um pouco a temperatura, como 200 graus nos primeiros 10 minutos e outros 25 a 180 graus). Obviamente, sempre monitorando o ganho de cor.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!